sexta-feira, 22 de abril de 2016

Plano de Habitação insere Itabuna no Programa Minha Casa Minha Vida 3

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu em seu Gabinete, na tarde de quarta-feira, dia 20, o Plano de Habitação de Interesse Social (PHIS) que lhe foi entregue pela Comissão Técnica responsável por sua elaboração. Acompanhados do vice-prefeito Wenceslau Junior e do secretário municipal de Tecnologia e Planejamento, Marcelo Andrade, integrantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Tecnologia e de Planejamento, e da Coordenação da Defesa Civil disseram que o documento habilita o município à inscrição no Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida 3, do Governo Federal.


Já aprovado no Conselho de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Condus), o PHIS e já foi entregue à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado e amanhã, dia 22, será encaminhado ao Ministério das Cidades. O estudo mapeia todas as áreas de risco e aponta o déficit habitacional do município para que deve ser corrigido no curto, médio e longo prazos. “ Mesmo com o empenho da atual gestão municipal, que já entregou 2.750 residências nos conjuntos habitacionais Jardim América I e II e São José, e a previsão de entregar mais 2.800 residências até o final ano, atualmente Itabuna ainda possui um déficit habitacional de se mil moradias”, afirma o secretário Marcelo Andrade.

O prefeito Vane destacou a importância e o empenho da equipe que tornou o município de Itabuna referência baiana na implantação do Plano. “Nós instituímos a Comissão de oito técnicos lotados nas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Planejamento e Tecnologia e na Defesa Civil. Eles receberam treinamento da Sedur Bahia e construíram o Plano, que significou a economia de mais de R$ 500 mil s para os cofres públicos, pois não tivemos a necessidade de contratação de uma empresa. Esse trabalho foi muito importante e útil à sociedade”, disse o prefeito de Itabuna.  

O Plano de Habitação de Interesse Social norteia e identifica as áreas onde se poderá construir os próximos condomínios habitacionais e apresenta um avanço importantíssimo para Itabuna na solução dos problemas habitacionais das populações residentes em áreas de risco e subnormais (favelas), além de identificar os locais que já possuem residências dos programas habitacionais. “O Plano norteia e padroniza as futuras ações dos gestores, pois agora estabelece metas a serem cumpridas. Também vai inibir o crescimento desordenado da cidade distribuindo as construções de forma ordenada e trazendo povoamento para novas áreas da cidade”, sublinha Marcelo Andrade.

Segundo explicou, o Plano de Habitação de Interesse Social atende as exigências do Ministério das Cidades, pois, só os municípios que o tenham elaborado e aprovado podem participar do Programa Habitacional do Governo Federal.

Da - Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...