segunda-feira, 25 de abril de 2016

Passeio noturno pela Mata Atlântica marca dia mundial da conservação de anfíbios

 Evento é aberto ao público e visa conscientizar as pessoas sobre a preservação desses animais

O Instituto Boitatá de Etnobiologia e Conservação da Fauna promove, no próximo domingo (1º), em Ilhéus, um passeio noturno aberto ao público para pesquisa e observação de anfíbios. O evento marca a celebração do dia mundial “Salvem os Sapos”, criado pela fundação norte-americana Save the Frogs e comemorado originalmente em todo último sábado do mês de abril.

O dia “Salvem os Sapos” é o maior movimento do mundo de educação sobre anfíbios e ações de conservação. De acordo com o professor doutor Mirco Solé, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), poucas pessoas sabem, mas sapos, rãs e pererecas estão desaparecendo da Terra. “Em um mundo com menos anfíbios, teremos cada dia mais insetos, como baratas e mosquitos. São eles que mantêm as populações de insetos sob controle. Um sapo cururu, por exemplo, é capaz de ingerir centenas de formigas e cupins em uma só noite”, explica o professor, ressaltando a importância de ações de conscientização como essa.


Solé esclarece ainda que a principal causa da diminuição das populações de anfíbios ainda é a perda de habitat. “Na nossa região, há principalmente o desmatamento das florestas e cabrucas. Porém, as mudanças climáticas afetam mais drasticamente esses animais. Nós humanos podemos ligar o ar condicionado, os anfíbios, sobretudo os girinos, que vivem em poças, nem conseguem fugir do calor”.

Caminhada - O passeio noturno guiado pelo biólogo e mestre em ecologia Renan Costa, do Instituto Boitatá, terá concentração e ponto de partida às 18h, na Rua 4 Mata Atlântica, Rodovia Ilhéus-Olivença, km 13, setor Parque de Olivença. “Primeiro, vamos discutir temas relacionados à diversidade e conservação de anfíbios, especialmente na Mata Atlântica, que é considerada um hotspot de biodiversidade. Em seguida, teremos uma caminhada educativa, onde iremos visitar lagos e riachos, habitats utilizados por muitas espécies durante os eventos de reprodução”, revela Renan.

Para participar do passeio “Salvem os Sapos”, basta enviar um email com nome e telefone para: renan.nunes.costa@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...