domingo, 20 de março de 2016

Teatro Municipal de Ilhéus deve ser reaberto em junho

Espaço passa por obras em todos os setores, visando adequá-lo aos novos conceitos de ambientes multiuso
 Um dos presentes que Ilhéus vai receber no próximo dia 28 de junho, quando completa 482 anos, é a reabertura do Teatro Municipal, localizado no centro histórico da cidade. A obra de recuperação total do equipamento cultural foi vistoriada nesta sexta-feira, 18, pelo prefeito Jabes Ribeiro, que cobrou celeridade dos serviços à empresa responsável. Nesta sexta-feira, o prefeito retornou à obra de construção da Escola Municipal Pequeno Príncipe, no bairro da Conquista, a fim de checar o andamento do serviço.
A revitalização do Teatro Municipal consiste na recuperação do telhado e das estruturas de metal, requalificação dos banheiros e dos sistemas elétrico e hidráulico, pintura geral (interna e externa), substituição das esquadrias, a adequação do espaço aos novos conceitos de acessibilidade, além de uma ampla revisão nos equipamentos de prevenção e combate a incêndio.

O serviço é custeado através de verbas de duas emendas parlamentares, subscritas pelo deputado federal Mário Negromonte Júnior, uma no valor de R$ 254 mil e outra de 500 mil reais. O equipamento está interditado por motivos de segurança, depois de uma perícia técnica constatar o comprometimento da estrutura, como corrosão nas vigas de metal dos suportes dos condicionadores de ar e do forro acústico.
De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, “diante das dificuldades financeiras, foi necessário buscar parcerias para recuperar o equipamento, que deverá ser entregue no aniversário da cidade, o que significa um grande presente à coletividade, que terá de volta esse monumento histórico”.  A segunda etapa do serviço será iniciada em breve e vai consistir na substituição de todas as poltronas, carpetes e equipamentos de som.
O prefeito visitou as obras acompanhado pelo vice-prefeito Carlos Machado, os secretários de Comunicação Social, Valério de Magalhães,  e de Planejamento, Joaquim Bastos, do superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Dernerval Furtunato, e o engenheiro Alan Dick.
História - Um dos mais importantes equipamentos culturais do município, o Teatro Municipal de Ilhéus foi inaugurado em 1932, ainda com a grafia Cine-Teatro Ilhéos. Depois de passar por décadas de abandono, em 1986, durante o primeiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro (83-88), o TMI foi totalmente reconstruído. Pelo espaço, já passaram grandes nomes do teatro e da televisão, como Raul Cortez, Chico Anysio, Benvindo Sequeira, Patrícia Pillar, Juca Chaves, Vera Fischer, Lucélia Santos, Elisabeth Savala e Baden Powell.
 Da - Secretaria de Comunicação Socia

Nenhum comentário:

Brasil sofre ‘campanha de desinformação’ sobre meio ambiente, diz Bolsonaro na ONU

  O discurso foi apresentado por meio de um vídeo gravado. Por causa da pandemia de Covid-19, a reunião da ONU neste ano, baseada na sede da...