quinta-feira, 31 de março de 2016

Secretaria de Saúde planeja vacinar 30 mil cães e gatos em Itabuna

Mais de 150 animais domésticos já foram imunizados na zona rural de Itabuna na quarta-feira, primeiro dia de vacinação antirrábica realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera imunizar pelo menos 30 mil animais, entre cães e gatos, até o dia 16 de abril “D”, da Campanha Nacional contra raiva. A equipe volante continua hoje em Mutuns, onde já foram vacinados até o meio-dia 123 animais domésticos. A imunização também pode ser feita na Sala de Vacinas no prédio do antigo Sesp, (centro da cidade) e no CCZ (bairro Antique). O trabalho continuará no sábado com as equipes vacinando na Roça do Povo e Itamaracá.


O veterinário do CCZ Samir Hage informa que podem receber a dose da vacina contra raiva cães e gatos a partir de três meses de idade. Diz ainda que os filhotes vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço após 30 dias.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, disse que a vacina é gratuita e é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para os seres humanos. “A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem. É transmitida principalmente por meio da mordida, lambida ou arranhão de animais infectados e não tem cura”, alerta. De acordo com o Ministério da Saúde em função das campanhas regulares de vacinação, o Brasil encontra-se próximo à eliminação da doença causada por vírus canino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...