terça-feira, 1 de março de 2016

Faxinados e mutirões em Itabuna contra Aedes aegypti são destaque na CNM

            Os faxinaços e mutirões desenvolvidos pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde contra o Aedes aegypti mereceram destaque no site oficial da Confederação Nacional dos Municípios (CMN). Além de considerar a cidade como uma das melhores do ranking do Brasil ano passado, a Agência de Notícias CMN entrevistou o prefeito Claudevane Leite que relatou os esforços empreendidos por sua administração que baixou os índices de infestação do Aedes aegypti de 27%, em 2013, para 13%, no ano passado de acordo com o LIRAa.


            “Conseguimos diminuir, pouco mais da metade, mas ainda é alto. Com essa epidemia generalizada no país, nós também não fugimos a regra”, relatou Vane sobre o cenário. Também falou dos investimentos em treinamento dos agentes de endemias e comunitários de saúde e o trabalho de conscientização da população, que foram responsáveis por mudar a realidade enfrentada pelo município, e reafirmou a disposição de sua administração na execução dos faxinaços. 
           
            ESTRATÉGIA

            A estratégia de mobilizar coordenadores, enfermeiros e funcionários das secretarias participaram no chamado faxinaço – coordenação da Secretaria Municipal de Saúde com apoio do governo do Estado também mereceu relato na reportagem da Agência de Notícias CMN. “Entre 8h e 12h, a estratégia foi mobilizar a comunidade e conscientizá-la para a necessidade de combater o mosquito”, diz um trecho.

 “Ocorre a distribuição de material informativo com destaque para o apelo principal de as famílias não deixem água parada em suas casas e evitem criar ambientes favoráveis a proliferação de larvas do inseto. No restante do dia, luvas e sacos de lixo se transformaram em armas contra o transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus zika”, acrescenta.

            O faxinaço no bairro São Caetano, primeira área da cidade a receber a ação, é descrito na reportagem. “Pelo menos dois caminhões de lixo recolheram objetos sem utilidade ou valor durante a ação. O secretário de Saúde do Município, Paulo Bicalho, falou sobre a preocupação com a quantidade de casas fechadas e tanques cobertos com telhas de amianto onduladas. Segundo ele, é um convite ao mosquito para depositar seus ovos nestes locais que se transformam em criadouros de larvas. As pessoas devem vedar os depósitos e tanques com telas ou lençóis. A cobertura inadequada afeta todo o trabalho de prevenção”, justificou.

            “No geral, a ação foi positiva e bem correspondida pela comunidade local. Os moradores reconheceram a problemática e sinalizaram a intenção de substituir as telhas por telas, no caso dos tanques. Os registros de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti propiciaram o mutirão. A Prefeitura vai promover algumas intervenções mais radicais em residências do bairro onde foi diagnóstico gravidade. Também promoverá o faxinaço em outros bairros”, narra a Agência de Noticias CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...