terça-feira, 1 de março de 2016

"Assim caminha a humanidade!" ARTIGO DE PAULO LIMA

Paulo Lima
Assim Caminha a Humanidade.............

Um dia eu assisti a um filme chamado Assim Caminha a Humanidade. No elenco tinha nomes da cinematografia mundial como Elisabeth Taylor, Rock Hudson, James Dean, etc. Na semana que passou Itabuna perdeu figuras importantes da sua vida esportiva, social, empresarial etc. Dentre estes nomes eu destaco três pela aproximação que desfrutei com os mesmos. Léo Briglia, Vivaldo Moncorvo e José Carlos, o cadeirante da estrela do PT. Três homens, três personalidades da comunidade itabunense, conhecidos, os dois primeiros no mundo do futebol, o último na politica local.Léo Briglia, que tinha a magia nos pés com a bola, encantou multidões nos estádios de futebol do Brasil. 

Peitou Osório Villas Boas, o todo poderoso dono do Bahia na época. Foi até convocado para a Seleçao de 1958, quando se contundiu e Pelé foi convocado em seu lugar.Com o Bahia, Léo Briglia conquistou a 1 Taça Brasil, derrotando o poderoso Santos de Pelé, Zito, Coutinho, Pepe e companhia. O Brasil, a Bahia e a regiao conheceram o grande jogador, figura humana carismática,brincalhão, bom papo,etc. Seu enterro foi muito concorrido e seu nome esteve, como nao poderia deixar de ser, na mídia regional. Foi enterrado como deve ser um príncipe da bola. 

Vivaldo Moncorvo, chefe da torcida do Itabuna Esporte Clube por quase meio século, conhecido nos meios esportivos do nordeste brasileiro por sua atuaçao com a famosa charanga que, um dia, num comício no bairro Califórnia, o senador ACM disse:"Deixei Brasilia hj, onde tinha um encontro com diplomatas da Dinamarca, no Itamarati, pra vir á Califórnia ver a banda do meu amigo Moncorvo.". 

A praça explodiu em aplausos e a banda ecoou no meio da multidão e lágrimas rolaram na face do homem simples, porém que gozava de prestigio e da amizade do senador. No seu enterro nenhum representante do Itabuna Esporte Clube. A bandeira do clube que cobria o caixão foi uma solicitação minha ao ex presidente Ricardo Xavier. 

No enterro tinham apenas 34 pessoas que foram dar o último adeus ao fogueteiro de ACM. Nenhum político, nenhum vereador. O guerreiro do esporte partiu sozinho rumo á eternidade, ao encontro do senador e do seu filho, Luis Eduardo Magalhães.

O som da charanga de Moncorvo permanecerá como um a lembrança do seu amor ao Itabuna Esporte Clube nas consciências de todos os esportistas de Itabuna. O terceiro nome é de José Carlos, militante do PT, homem aguerrido que, na sua cadeira de rodas, estava presente em todas as campanhas do Partido dos Trabalhadores. Sempre o encontrava pelas ruas de Itabuna, trocávamos cumprimentos, ele sempre com um sorriso nos lábios, e sua cadeira toda enfeitada com a estrela vermelha. Admirava a sua fidelidade, a sua militância, a sua coerência, a sua luta,, a sua cidadania. 

No seu enterro, como no de Moncorvo, nenhum quadro importante do DEM e do PT. Só os familiares e amigos mais chegados.Por isto tudo, eu comecei minhas palavras, lá em cima, dizendo:ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE.

Facdebook:  Paulo Lima, jornalista e apresentador do programa: "Alô Cidade",  Tv Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...