terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O DESCASO COM O RIO CACHOEIRA! JÁ FOI UM GRANDE RIO...

ITABUNA (1) - FOCO DA DENGUE


As baronesas no rio cachoeira podem se constituir NUM GRANDE FOCO DE AEDES AEGYPTI (foto Ornan Serapião)
Os organismos governamentais, principalmente o Ministério da Saúde, secretarias de estado e municipais que cuidam da saúde dos cidadãos, estão numa frenética campanha, com o objetivo de acabar com o mosquito da dengue (aedes aegypti), para livrar as pessoas das três enfermidades dele decorrentes: dengue chikungunya e zika. Mas, pelo visto, aqui em Itabuna-Bahia-Brasil, essa preocupação é pouco sentida, porque o que se nota é a predisposição do executivo e seus secretariados, de não arregaçar as mangas nesse sentido. 
A todo instante vemos e ouvimos nos canais de televisão, nas emissoras de rádio, em panfletos, o pedido à população para que não deixe acumular água em vasos de plantas, atrás de geladeiras, nos quintais, etc., evitando-se, assim, a proliferação do mosquito.
Ora, pois sim. O Rio Cachoeira, o nosso rio para onde é canalizado todo esgotamento sanitário da cidade, recebeu há alguns dias, além de muita água, as baronesas que aqui fizeram seu porto seguro. 
Nada demais, se o poder público demonstrasse o mínimo interesse em livrar o povo desse maldito mosquito. Uma ação rápida do município poderia já ter removido essas toneladas de baronesa. Ação que a prefeitura nega-se a fazer. Porque, senhor prefeito? porque temos de suportar a fedentina ocasionada pelo apodrecimento das baronesas? porque, senhor prefeito, temos que correr o risco de levar uma picada que nos custe dias enfermos ou quem sabe, com consequência mais grave ao participarmos de nossas caminhadas em busca de saúde na beira rio? 
O secretário de saúde declara que não há risco quanto ao aparecimento de mosquito na margem do rio onde, segundo ele, existem 12(doze) homens acomodando as baronesas para secagem. Acrescenta, ainda, que durará cerca de 30 dias para a limpeza geral do rio. Até lá, secretário, teremos quantas pessoas afetadas pela dengue em decorrência dessa lentidão/inércia na remoção daquele material podre? Quantos resistirão ao agravamento da enfermidade em seus 3 estágios?
Secretário, se existe sujeira o mosquito é atraído. O rio por si só, já é um atrativo para o aedes aegypti, pela irresponsabilidade como vem sendo tratado, ao longo das administrações municipais nas últimas décadas.
Fosse uma administração profundamente preocupada com a saúde do povo, em pouquíssimos dias teria a prefeitura removido dali aquela sujeira, que nada mais e nada menos é que UM GRANDE FOCO DE  AEDES AEGYPTI.
Esperamos, sim, que o Prefeito tome as rédeas desse problema e decida-se em favor do povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...