sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CANAVIEIRAS EM NOTÍCIAS

Prefeito tenta, em Brasília, liberação
de recursos para obras em andamento


O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) informou ao prefeito de Canavieiras, Almir Melo, que o Ministério do Turismo está em vias de efetivar a liberação dos recursos para as obras em andamento na cidade. De acordo com o deputado, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, vem tomando todas as providências para a regularização do fluxo de caixa, dentro do novo orçamento.
Em Canavieiras existem, atualmente, três obras sendo executadas com recursos da União, por meio do Ministério do Turismo: a 1ª etapa da Urbanização da Orla e a urbanização do Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães. Nesta última, são dois projetos: a Passarela do Robalo e o Caminho da Fé.

De acordo com a informação do deputado Lúcio Vieira Lima, uma medição no valor de R$ 280 mil, referente à Urbanização da Orla de Canavieiras deverá ser liberada para pagamento dentro de uma semana. A medição já foi realizada e aprovada pela Caixa Econômica Federal, a quem cabe receber e repassar os recursos para que o pagamento seja efetuado.

Já a 1ª Etapa da Urbanização do Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães, referente à Passarela do Robalo, já foi feito o repasse de 50% da obra. A partir do próximo mês, a empresa irá retomar a obra, para que possa concluí-la e submeter a nova medição à área técnica da Caixa Econômica Federal.
No que se refere ao Projeto Caminho da Fé, o Ministério do Turismo prorrogou a liberação da obra para o ano de 2016, liberando uma pequena parcela. “Esse repasse é apenas simbólico, mas que obedece os trâmites legais de continuidade do projeto, já contido no orçamento da União para este ano.
As obras de Urbanização da Orla de Canavieiras, assim que for liberada a nova medição, voltaram a ser executadas pela empresa construtora vencedora da licitação. Conforme estabelecido, serão retomadas a pavimentação e passeio da parte Sul do bairro da Atalaia, ligando a avenida Himério Cavalcante à comunidade de Atalaia, com dois quilômetros de extensão.
Na parte Norte, também serão concluídas a pavimentação e o passeio e realizadas algumas obras de acabamento e paisagismo, conforme o projeto elaborado e aprovado. “Essa parceria estabelecida entre Canavieiras e o deputado federal Lúcio Vieira Lima tem sido muito importante para liberar os recursos necessários para que possamos reconstruir nossa cidade”, concluiu o prefeito Almir Melo.

Novos conselheiros de saúde tomam
posse e elegem mesa diretora


Os representantes eleitos do Conselho Municipal de Saúde de Canavieiras (CMSC)  para o biênio 2016/2018 tomaram posse, em solenidade realizada no Centro Médico. Em seguida, foi eleita a nova Mesa Diretora do órgão. O CMSC é um importante instrumento da população na área da saúde, com o papel de controlar a aplicação dos recursos e o que acontece nos equipamentos de saúde do município.
A Secretária da Saúde, Roberta Barros, irá presidir o CMSC nos próximos dois anos. Fazem parte da nova composição da mesa diretora do CMSC a Igreja Batista, representada pelo Pastor Gerson, como vice-presidente; Roberto Santana, representando a Associação Canavieirense dos Deficientes Físicos Acandef), como tesoureiro; e Cleuza Sena, representando o Clube da Melhor Idade de Canavieiras, como secretária.
No seu discurso de posse, Roberta Barros destacou o diálogo e o entendimento como principal meta. “Estou honrada em ter a responsabilidade de estar na presidência do CMSC. Temos conseguido avanços substanciais na saúde e vocês, conselheiros, precisam estar identificados com a constante melhoria dos serviços para nossos usuários”, disse a secretária.
Informa a secretária, que os novos membros irão se reunir mensalmente – na primeira segunda-feira de cada mês – com o objetivo de discutir as propostas e melhorias visando o bom andamento do trabalho no setor da saúde. “O diálogo precisa ser aberto, por isso estaremos sempre conversando e buscando o entendimento com o objetivo de avançar nas questões do SUS, com foco nas pessoas que precisam da rede pública”, explicou Roberta Barros.
Ao todo, foram escolhidos 18 membros do Conselho Municipal de Saúde: Os membros do conselho são representantes de entidades representativas dos usuários do SUS e trabalhadores da saúde nas unidades básicas e demais equipamentos de saúde. São responsáveis por acompanhar, avaliar e fiscalizar serviços e ações de saúde do município. Além disso, propõe estratégias de ação de acordo com as diretrizes do Conselho Municipal de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e não são remunerados.
Por - Walmir Rosário-19-02-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna sediou o 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia

A Prefeitura de Itabuna apoiou a realização do 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia promovido pela AFYA Faculdade de Ciências Méd...