quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Mutirão para verificar casos de microcefalia acontece neste domingo, em Ilhéus

Mutirão busca medir a circunferência da cabeça e o perímetro cefálico de bebês ainda no ventre da mãe
 Acontece neste domingo, 20, a partir das 8h, na Avenida Soares Lopes (altura da Catedral de São Sebastião), mutirão de ultrassonografias para verificar casos de microcefalia em bebês ainda no ventre da mãe. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), tem o apoio da empresa Sonosite Funji-Film, que fornecerá os equipamentos para os exames, da Câmara de Vereadores e Clínica Popular.

A ação tem por objetivo verificar com antecedência casos da doença em mulheres com mais de 16 semanas de gestação. Segundo o secretário de Saúde, Antonio Ocké, a medida é necessária diante do surto de microcefalia identificado no Nordeste brasileiro, provavelmente causado pelo contato da mãe gestante com o Zica Vírus.
O mutirão consistirá na realização de exames de ultrassonografias para medir o perímetro cefálico dos bebês ainda na barriga da mãe. De acordo com o secretário Ocké, essa ação permitirá que prováveis casos da doença sejam diagnosticados a tempo de evitar danos maiores às crianças.
Essa informação possibilitará que as mães tenham um pré-natal mais tranquilo, sem traumas psicológicos em função de ter a informação que a circunferência craniana do seu bebê está dentro do limite de normalidade para a idade gestacional que apresentar no momento do exame de ultrassonografia. Para participar, a mulher com mais de 16 semanas de gestação precisa apresentar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, se possível, carteira de vacinação.
A campanha contará com a participação de dez profissionais que realizarão os exames, sob a coordenação do médico Roland Lavigne, especialista em Diagnóstico por Imagem emembro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Os dados serão tabulados e encaminhados pela Vigilância Epidemiológica do Município para o serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde.
Microcefalia - A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, influenciando o seu desenvolvimento mental. Geralmente, a microcefalia está presente quando o tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isto ocorre porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça normalmente.
 DA - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...