segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Projeto inovador da Biofábrica é premiado em congresso internacional sobre mandioca


Protocolo científico criado por técnicos do Instituto Biofábrica de Cacau foi premiado entre os seis melhores trabalhos do 16º Congresso Brasileiro de Mandioca e 1º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, de 9 a 13 de novembro.  Produção de Mudas Micropropagadas de Mandioca em Larga Escala: uma Inovação Tecnológica é o título do trabalho elaborado por Nicolle Moreira de Almeida, Roberto Gama Pacheco Júnior, Jackson de Oliveira Cézar, Hepitágoras Aparecido Gonçalves e Antonio da Silva Souza. 

Os procedimentos utilizados para a realização do processo de produção de mudas de mandioca em larga escala comercial apresentam elevados padrões técnicos, entre eles fidelidade genética e alta qualidade fitossanitária. O protocolo para a produção de estacas de mandioca foi adaptado pela equipe da Biofábrica de Cacau, e se destaca dos demais estabelecidos e descritos na literatura até hoje.
Para o diretor geral da instituição, Henrique Almeida, o reconhecimento da excelência técnica da Biofábrica de Cacau é muito importante. “Mesmo vivendo uma fase difícil, com redução drástica dos recursos repassados pelo Governo do Estado, nós continuamos focados na pesquisa e eficácia do nosso trabalho, para manter a qualidade dos serviços prestados aos produtores de cacau, agricultura familiar e demais públicos atendidos”, ressalva.
A metodologia foi reconhecida pela Embrapa como inovadora. Trata-se de uma alternativa para a multiplicação rápida de mudas, com produção em larga escala, permitindo a formação de cultivos altamente produtivos e com qualidade genética e fitossanitária, para atender à demanda do Projeto Reniva, destinado ao atendimento da agricultura familiar.
Por Vera Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...