terça-feira, 24 de novembro de 2015

Exibição de documentário em Ilhéus marca centenário do escritor Adonias Filho

Doc intitulado “Adonias Filho: memória e ficção” foi produzido por ex-alunos de Comunicação Social da Uesc e conta história inspirada nos contos do autor

A Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, em homenagem ao centenário de Adonias Filho, comemorado no próximo dia 27, exibirá gratuitamente o filme “Adonias Filho: memória e ficção”, no auditório da Biblioteca Municipal que leva o nome do escritor, localizada na Praça Castro Alves, no centro da cidade, na quarta-feira, 25, às 15h. A obra resgata a memória e a ficção do autor através das vozes daqueles que com ele conviveram e que mergulharam em sua literatura.
Nascido em Itajuípe, antes Pirangi, antigo distrito de Ilhéus, o escritor Adonias Filho (1915-1990) fez parte da terceira fase do Modernismo. Foi também jornalista, ensaísta, romancista e crítico literário. Suas obras são inspiradas na região cacaueira do sul da Bahia. Foi eleito para a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras.

Após a exibição do documentário, haverá um bate papo com dois dos realizadores do filme, a diretora Simone Santos e o produtor Joelson Batista Júnior, graduados em Comunicação Social pela UESC, que falarão sobre o processo criativo, inspirações e curiosidades acerca da vida e obra de Adonias Filho.
Entre os livros mais conhecidos de Adonias Filho estão os romances "Os Servos da Morte" (1946), "Memórias de Lázaro" (1952), "Corpo Vivo" (1962), "O Forte" (1965) e o ensaio literário "Modernos Ficcionistas Brasileiros" (1958). 
Doc – O docudrama, que caminha pela ficção e realidade, conta a história de um garoto que não gosta de ler, mas mergulha numa aventura pela cidade onde mora para resgatar um livro e seu gosto pela leitura. “Uma nota de Mil”, “Fora da Pista”, “O Menino e o Cedro”, “O largo da Palma” e “As Velhas”, livros escritos por Adonias, que servem de inspiração para contar essa nova história.
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...