quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Mutirão de catarata garante combate à cegueira evitável em Itabuna

Foi realizado nesta quinta-feira (8) o Mutirão de Catarata, ação integrante à programação do Dia Mundial da Visão, comemorado em Itabuna pela Fundação Regina Cunha (FURC). A ação prevê a realização de 100 cirurgias gratuitas e, até o meio dia, 54 procedimentos já haviam sido realizados. Instalado no estacionamento do Shopping Jequitibá, o mutirão ainda contou com diversos stands de serviços de saúde ocular e outras ações beneficentes.

Os pacientes operados foram triados entre idosos do Abrigo São Francisco de Assis, do Programa de Educação de Jovens e Adultos, além de pessoas vindos de municípios que não têm pactuação para realização das cirurgias oculares. Estavam presentes pacientes de cidades como Arataca, Iguaí, Itagibá, Ibicuí, Floresta Azul, entre outros. Na Unidade Móvel Cirúrgica do DayHORC, apoiador do evento, os médicos cirurgiões Dr. Ruy Cunha e Dr. Ruy Cunha Filho eram os responsáveis pela realização de cada procedimento.
Sobre os demais serviços oferecidos no evento, as consultas oftalmológicas estavam entre os mais disputados, tendo em vista a possibilidade de realização de exames e já sair com receituário para correção de erros de refração, por exemplo. Ainda foram oferecidos exames de tonometria, para aferir a pressão ocular, com encaminhamentos para o DayHORC dos casos observados com suspeita de glaucoma. A aferição de Pressão Arterial e glicemia também movimentou o espaço.
A iniciativa cumpriu o objetivo de mobilizar a sociedade para a causa do combate à cegueira evitável, além de trazer para o centro da discussão a importância de estimular as redes de parceria voluntárias, principalmente no entendimento do conceito de Saúde Ocular Comunitária”, definiu a diretora da Fundação Regina Cunha, Ive Cunha.
Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...