quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Prefeitura realiza mutirão de saúde no centro de Ilhéus nesta sexta-feira

Atendimentos serão oferecidos na Praça Dom Eduardo, nas proximidades da Catedral de São Sebastião, em parceria com o Lions Clube Ilhéus-Centro.
Clique para obter Opções Mais um mutirão de serviços de saúde será realizado nesta sexta-feira, 18 de setembro, na Avenida Soares Lopes, nas proximidades da Catedral de São Sebastião, a partir das 8 horas. Através da Secretaria de Saúde (Sesau), a Prefeitura de Ilhéus oferece atendimentos gratuitos, desta vez, em parceria com o Lions Clube Ilhéus-Centro, que comemora 60 anos de existência.  
Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Sesau, enfermeira Bárbara Magalhães, serão disponibilizados serviços de verificação de pressão e glicemia, teste de HIV/Sífilis, preventivo ginecológico, exame de prevenção e detecção da catarata, palestras sobre cuidados para prevenir câncer de próstata, alimentação saudável, orientação postural e prática de atividade física.
Os atendimentos acontecerão durante todo o dia. Para Bárbara Magalhães, essa é mais uma oportunidade que a Prefeitura de Ilhéus proporciona à população no acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), sem precisar se deslocar até os postos de saúde ou clínicas. “Quem estiver no trabalho, de passagem pelo centro, por exemplo, e que precise de algum tipo de atendimento, essa é uma boa oportunidade”, afirma.
Na última semana, mutirão semelhante foi realizado na Igreja Universal do Malhado, tendo como público alvo moradores das redondezas e trabalhadores que atuam na Central de Abastecimento. Durante todo o dia, foram atendidos 208 pacientes.
Atividades – Além dos mutirões realizados pela coordenação de Atenção Básica, existem outros serviços rotineiros, como palestras do Programa Saúde na Escola, que foram realizados pelas equipes do Posto de Saúde da Família (PSF) do Basílio I e II no Colégio Municipal do Basílio. Na última quarta-feira, a nutricionista Majorie Santos prestou orientação nutricional aos alunos e os profissionais de saúde das unidades. Crianças aprenderam como escovar os dentes e passaram por uma avaliação das carteiras de vacinação. 
Da mesma forma, estudantes do Colégio Fábio Araripe, no bairro Teotônio Vilela, participaram de palestras sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e receberam orientações para praticarem sexo seguro e evitando a gravidez não planejada.
Grupos de idosos também recebem orientações médicas através da Secretaria de Saúde. Na última sexta-feira, 11, foram realizadas palestras sobre a importância do uso correto dos medicamentos para hipertensão e diabetes e os sinais que deverão ser observados no paciente que está iniciando um processo depressivo. Assistiu às palestras o grupo de pacientes do Programa de Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos) da Estratégia de Saúde da Família da Barra.
Da Secretaria de Comunicação Social – Ilhéus, 17.09.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...