terça-feira, 29 de setembro de 2015

Bataclan em Ilhéus terá programação cultural semanal

Importante espaço cultural e histórico da cidade de Ilhéus, o Bataclan se encontrava, até o início de 2000, em estado de degradação. Na época, o então prefeito Jabes Ribeiro realizou o projeto de recuperação total do prédio
 O Município de Ilhéus definiu que o Espaço Bataclan deve apresentar uma programação cultural semanal e que o restaurante em funcionamento no local mantenha um cardápio temático regional, ligado também à obra de Jorge Amado, além de instalar uma “Boutique do Chocolate”, com o objetivo de valorizar a produção local do setor. Essas condições foram inseridas durante a assinatura do aditivo ao contrato de concessão de uso do Bataclan, para os próximos anos.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, houve uma adequação do contrato ao cumprimento das obrigações definidas como fundamentais para transparência e organização dos eventos da casa. Além disto, constava no contrato original que o custeio com as faturas de energia e água eram de responsabilidade do Município. Entretanto,  no ano de 2014, a Prefeitura transferiu estes encargos para o concessionário e exigiu, em regular processo administrativo, a observância de uma programação cultural mínima.
Importante espaço cultural e histórico da cidade de Ilhéus, o Bataclan se encontrava, até o início de 2000, em franco estado de degradação. Na época, o então prefeito Jabes Ribeiro realizou o projeto de recuperação total do prédio, incluindo a reconstrução dos espaços internos, através de convênio firmado entre o Município de Ilhéus e a Bahiatursa, com recursos oriundos também da Petrobrás, ocasião em que se respeitou a volumetria e a fachada originais.
Durante muitos anos o “Bataclan” foi sendo utilizado de forma a não respeitar o seu principal objetivo na cidade, que é o aproveitamento do imaginário e do valor simbólico que se construiu através da obra literária de Jorge Amado.
Programação - Em Termo Aditivo ao contrato foi corrigido o valor da contraprestação que chegou a aproximadamente o dobro do valor pago anteriormente, mas o fundamental foi a definição clara da programação cultural. O “Bataclan” realizará, no mínimo, três vezes por semana, programações culturais que incluem o “Jantar do Cabaré”, com apresentação teatral, encenando histórias de cabaré que ficaram imortalizadas nas obras de Jorge Amado; os “Saraus do Bataclan”, com participação de músicos, escritores e poetas regionais; além de disponibilizar espaço para realização de workshops, oficinas ou mini-curso nas mais diversas linguagens artísticas. Desta forma, o Governo Municipal acredita que aquele espaço público cumpre o compromisso pelo desenvolvimento cultural da cidade, oferecendo um calendário de apresentações para que todos, visitantes e a sociedade em geral, possam apreciar a história da cidade de Ilhéus. 
Da  Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...