terça-feira, 4 de agosto de 2015

Prefeitura recupera rede de escoamento de águas pluviais


A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, executa obras de manutenção na rede de escoamento de águas pluviais, em frente ao Píer Municipal, no Sítio Histórico. A rede, construída há muitos anos, ainda foi implantada com manilhas de cerâmica, com 0,30 centímetros de diâmetro.

Segundo o prefeito, o que aparentemente seria uma obra simples e rápida, apresentou alguns contratempos em virtude de estar localizada numa profundidade de três metros. “Tendo em vista esta situação, tivemos que realizar a contenção e escoramento do local a ser trabalhado, para evitar qualquer acidente com os operários”, ressaltou  Almir Melo.


Constantemente, a Secretaria de Obras e Transportes realiza a manutenção da rede de coleta e esgotamento de águas pluviais em toda a cidade. Um dos motivos verificados no afastamento das manilhas é o solo predominante de areia (em grande parte), que sofre desagregamento com a infiltrações de água, em função das chuvas ou influência das marés.
Segundo o prefeito, como grande parte da cidade está localizada numa área baixa e que sofre a influência das marés, se torna necessária uma manutenção constante na rede pluvial. “Infelizmente a cidade passou por muitos anos sem qualquer manutenção, como limpeza ou troca de manilhas quebradas, o que estamos executando, periodicamente”, frisa Almir Melo.

Atualmente, os trechos da rede de coleta e esgotamento de águas pluviais que apresentam problemas estão sendo refeitos com manilhas de maior diâmetro, com a finalidade de atender a nova demanda. Informa o diretor de Obras, Edson Vasconcelos, que toda a rede precisa ser redimensionada, haja vista o aumento de ruas pavimentadas, o que ampliou o volume de água canalizada.

Outras obras de canalização da água também têm sido objeto de manutenção, especialmente os canais, no sentido de evitar as enchentes, por ocasião das chuvas. Todos os pontos críticos identificados estão sendo analisados para receber as melhorias dentro das técnicas mais adequadas da engenharia, em virtude do baixo índice de declividade.


Além da rede de águas pluviais, a Prefeitura também está realizando o melhoramento das ruas ainda sem pavimentação, realizado uma operação tapa-buracos nos locais conhecidos como o “caminho das águas”, através de patrolamento. Outro serviço executado é o nivelamento e a suspensão do greide com a colocação de areia, mantendo as ruas no nível original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...