segunda-feira, 22 de junho de 2015

As mudanças do tempo! DE ANTONIO NUNES


                                                                    Antonio Nunes de Souza*                                                                                

As mudanças do tempo! 
                                                                                                                             
As gírias e expressões idiomáticas dentro da nossa língua, talvez imitando em vários aspectos os americanos do norte, cada dia que passa nos deixam (nós que somos da velha guarda) totalmente voando e por fora, sem entender os neologismos ou as aplicações de palavras que exprimem uma ação completamente estranha para nós mortais do século passado e, teimosamente, ainda estamos sobrevivendo.

Antigamente quando se dizia que o jovem ou a jovem estava se soltando, significava que ele estava dando “pum”. Hoje essa expressão significa nada mais nada menos que ele está mais liberado, menos tímido, etc.

Outra expressão que tenho até vergonha de dizer ou escrever era a que se usava para descaracterizar uma virgindade: Fulana saiu de casa! Ou também: Beltrana não é mais moça! Juro por Deus que estou morto de vergonha, mesmo estando aqui escrevendo na minha solidão, imaginando que alguém vai ler e rir do meu dicionário de Antanho. No meu tempo isso era considerado um ato de depravação jamais perdoado pelos pais e pela sociedade. A pobre coitada era execrada e banida logo de início de todos os meios, pois seu fim já era traçado como uma futura prostituta, ou melhor, utilizando o termo dos mais radicais da época: Rapariga ou puta! 

Antigamente as moças perdiam a virgindade no casamento e hoje é na primeira comunhão! Em nossos dias, o velho e quase inexistente hímem (o popular cabaço), é perdido (ou quem sabe, achado) com a maior naturalidade. Pois, as meninas de 12 anos em diante, não ousam mais conserva-los para não serem taxadas de doentes ou otárias. Os pais, estes que eram os torturadores e carrascos do passado, apenas se preocupam alertando para usarem camisinhas, simplesmente com medo de doenças e netos indesejáveis. Mas, transar, pode a vontade até dentro da própria casa, enquanto eles estão vendo televisão na sala.

Quando se falava: Vou ficar! Interpretava-se como que a jovem não iria, ficaria em casa com seus pais estudando. Hoje, paradoxalmente, que dizer que ela vai “ficar” com um cara e se gostar repete, se não... nunca mais o verá. Pode-se considerar como um teste drive sexual da moda.

Com essa terminologia, enriquecida de novas palavras para as velhas ações, ficamos nós, obsoletos seres humanos, tendo que procurar nos atualizar diariamente para que não sejamos taxados de caretas ou retardados. Ou como se diz hoje: Pagando mico!
 
                         *Escritor e poeta (Vida Louca) ansouza_ba@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...