terça-feira, 26 de maio de 2015

Comissão inicia apresentação de propostas ao Plano Municipal de Educação de Canavieiras

A Secretaria Municipal da Educação de Canavieiras realizou nesta terça-feira (26), a partir das 8 horas, no seu auditório, uma nova audiência pública para a apresentação das propostas para o Plano Municipal da Educação (PME). A reunião iniciou com a leitura do regimento interno e palestra da professora Márcia Botelho, sobre a formatação do PME, seguida da aprovação do regimento.

As propostas foram sistematizadas pela comissão organizadora formada por Adriana Campos Vasconcelos, Ana Paula Báfica, Darluce de Queiroz, Edglese Moura, Janaína Guzzo, Maria José Reis e Sarah Nascimento. O PME é o instrumento legal que vai nortear a educação em Canavieiras pelos próximos 10 anos.


Inicialmente, foram debatidos os últimos anos na educação de Canavieiras, com o objetivo de analisar o que estava sendo realizado, para elaborar um novo plano. Para a elaboração do material, foram utilizados instrumentos como questionários, análise documental das escolas e entrevistas.

Na opinião da secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, o Plano Municipal de Educação tem de estar em conformidade com o Plano Nacional da Educação e Plano Estadual de Educação. Segundo Emília, o PME é quem vai direcionar o instrumental da educação em Canavieiras, a partir da realidade existente.

Na parte da tarde, foram formadas oficinas com os professores, para que o PME fosse submetido a um amplo debate, dentro das metas e estratégias e diferentes opiniões e visões. A finalidade é que ele seja elaborado de forma conjunta, com qualidade técnica e base em decisões coerentes e pactuadas, de acordo com as necessidades e capacidades educacionais do município.
As oficinas dos professores foram formatadas dentro dos seguintes eixos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Especial, Ensino Superior, Gestão, Valorização do Magistério e Recursos Financeiros.

Nesta quarta-feira (27), a partir das 8 horas, no Salão Paroquial da Igreja de São Boaventura, será realizada uma reunião plenária, com a finalidade de avaliar e aprovar todas as propostas que foram sistematizadas nas oficinas. Este encontro terá a presença de todos os setores representativos da sociedade civil.

Para a secretária Emília Cristina, é importante que as demandas da educação sejam formuladas por toda a sociedade envolvida –   profissionais docentes ou não docentes – para que tenha uma postura mais crítica e participativa possível. “A educação formal depende de uma série de fatores, que vão desde o instrumental intelectual até as condições material, passando, inclusive pela relação entre a escola e a família, daí nossa preocupação em formular um plano com a maior participação possível”, concluiu a secretária.
Por - Walmir Rosário-(26-05-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...