terça-feira, 5 de maio de 2015

Canavieiras debaterá Plano Municipal de Educação em audiência pública


A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Educação, promove na próxima terça-feira (12) Audiência Pública sobre acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). A audiência tem por finalidade apresentar à sociedade civil e política os resultados do processo de acompanhamento e avaliação dos objetivos e metas propostas na Lei do PME nº 876/2009. No documento, constam os objetivos e as metas que, ao longo de 10 anos, precisam ser alcançados de forma a solucionar problemas e melhorar a Educação do Município como um todo.


Para secretária de Educação Emília Cristina Augusto dos Anjos, trata-se de um processo democrático. “É preciso avaliar meta por meta quantificando o que foi cumprido. Faremos um minucioso levantamento sobre a realidade educacional do município nas diversas modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação Especial, EJA, Valorização dos Profissionais da Educação, dentre outros. A partir daí é que iniciar o processo de elaboração do próximo plano, a partir desses dados”, ressaltou.

Explica o prefeito Almir Melo, que o Plano não está limitado às diretrizes da Educação Municipal. “Embora o município não tenha responsabilidade na oferta da educação superior, por exemplo, existe a obrigação de definir maneiras de envolvimento das ações municipal no atendimento dessa área”, ressaltou. “Não é um plano de governo limitado a um mandato de prefeito, mas um Plano de Estado, com 10 anos de duração e institucionalizado por meio de Lei Municipal, articulada a uma legislação estadual e nacional”, explicou.

No documento, explica Emília, constam, também, as estratégias que a Administração deve executar para atingir esses objetivos. “Estamos estudando o que foi validado do plano desde quando ele foi formulado até agora, pois como ele é composto de metas e objetivos, os dados têm que ser atualizados anualmente em todos os seus segmentos. Assim, espera-se que, pelo PME, seja instaurada uma cultura de planejamento democrático, científico e sistemático que envolva todos os cidadãos”, concluiu a secretária.

Plano - O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantir a identidade e autonomia do Município.

Da comunicação - 05-05-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...