terça-feira, 7 de abril de 2015

Lideranças de Salvador unidas em defesa da Petrobras e dos jovens negros e pobres

O deputado federal Davidson Magalhães reuniu-se ontem (6/04) com várias lideranças políticas de diferentes segmentos e comunidades dos bairros, associações e entidades de classe e movimentos sociais de Salvador, para um balanço dos primeiros meses de trabalho na Câmara dos Deputados. 

Fez breve análise do panorama político e econômico, pontuando que as soluções da crise “não podem penalizar os trabalhadores e os mais necessitados”. O deputado reafirmou a disposição de seguir com duas prioridades imediatas de ação: a defesa da Petrobras e a favor da vida no combate à violência contra os jovens negros e pobres.  

Foram três horas de conversa.  Eleito presidente da Frente Parlamentar em defesa da Petrobras denunciou a tentativa tucana de enfraquecer a petrolífera, de olho na sua privatização: “É inadmissível que todo o capital institucional e o seu valor de mercado sejam dilapidados. A Petrobras hoje representa 15% dos investimentos do país e 10% do nosso PIB”.  

Integrante da CPI da Câmara dos Deputados que vai apurar as causas e consequências da violência contra os jovens negros e pobres, Davidson Magalhães citou os dados do Mapa da Violência no Brasil em 2014. Números que reforçam a urgência de o país se deter sobre o assunto. Em algumas cidades do Nordeste, e Davidson citou Itabuna, a taxa de homicídio de jovens é ainda mais dramática e chega a ser 10 vezes maior que a taxa nacional, “que é de 29 para cada 100 mil habitantes”.

A renomada professora Mary Castro, pesquisadora da UFBA e Unesco, especialista em políticas da juventude, enfatizou os argumentos do deputado face à lamentável realidade brasileira de desprezo pela vida dos jovens.  A secretária de Políticas para as Mulheres, Olivia Santana (PCdoB) afirmou que “Davidson está na linha de frente em defesa de grandes preocupações nacionais, exercendo um mandato com decência e renovando a esperança e confiança da população no político”.

O presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza endossou o comentário, considerando que “ele reúne qualidades de conhecimento pois foi gestor da Bahiagás e conhece  a estatal e sua importância para o desenvolvimento do país”. O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, concordou com a opinião do deputado contra a aprovação do Projeto de Lei (PL-4330/04) que permite que todas as atividades da empresa ou instituição pública sejam terceirizadas, inclusive sua atividade-fim: “Uma traição com todos os trabalhadores”, afirmou. Ele conclamou os presentes a criar uma rede social de propagação das notícias “para disseminar a informação e fazer frente à omissão da mídia”. 

Várias lideranças se pronunciaram sobre diferentes temas que preocupam cada comunidade- da falta de quadras esportivas à ausência de posto de saúde- e de como podem fortalecer a atuação do deputado na Câmara, de modo a levar sugestões de melhorias para a qualidade de vida da população. 
Estavam também presentes, entre outros, Jaguar O. Passos, presidente do Sindicato dos Agentes e Porteiros da Bahia e da Associação dos Seguranças Patrimoniais; Marcelo Gavião  Coordenador do Sine Bahia, Weslen Moreira, Coordenador de Microcrédito e Finan ças Solidária da Setre, Reginaldo Oliveira, presidente da Federação dos Comerciários, Marcos Menezes, presidente da Federação Bahiana de Karatê ShotoKam.

Esta foi a segunda plenária do mandato que Davidson Magalhães realiza, depois da primeira em Itabuna, em março. Nos próximos dias o deputado federal retorna à região do extremo-sul para reencontro com as lideranças da região. 
Por -  Andreyver Lima (andreyver@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...