sexta-feira, 17 de abril de 2015

Canavieiras apresenta demandas em escuta do PPA Participativo

O Secretário de Agricultura de Canavieiras, João Brasil, participou, nesta quinta-feira (16), da escuta social do Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019), que reuniu representantes dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (Codeter´s) dos municípios que integram o Território do Litoral Sul. A reunião teve como objetivo fazer uma avaliação geral das demandas apresentadas no último PPA Participativo (2011-2015) e determinar as propostas para os próximos quatro anos, que estarão no plano do governo estadual.


O PPA estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada. O ponto de partida dos trabalhos é o Programa de Governo Participativo (PGP), o plano do governo Rui Costa, elaborado ao longo de seis meses, no ano passado, no qual as sugestões apresentadas indicaram as ações e políticas públicas a serem adotadas no plano de governo.

Entre os investimentos previstos pela Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) para Canavieiras, dentro do tema Infraestrutura para o desenvolvimento integrado e sustentável, constam um embarcadouro no sítio histórico e a reforma e ampliação do aeroporto.  Segundo o prefeito Almir Melo, as operações de voo em Canavieiras foram interrompidas há cerca de 10 anos, causando prejuízos incalculáveis para a aviação de pequeno e médio porte.

Informa o prefeito, que algumas companhias áreas manifestaram o interesse em implantar linhas regulares interligando Canavieiras a Salvador, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo. “Nossa aeroporto possui localização estratégica e por isso dispendemos todo o esforço para reativar este importante equipamento, pois em muito breve esperamos contar com os voos comerciais aqui em Canavieiras”. O aeroporto municipal possui uma pista com 1.360 metros de comprimento e já operou voos das empresas Varig, Cruzeiro do Sul, Panair do Brasil, táxis aéreos e aeronaves particulares. 


Ainda de acordo com o prefeito, a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, no sentido de oferecer melhores condições para o atracamento de embarcações. “Esse investimento facilitará a atracação das embarcações de pequeno porte que fazem o trajeto Canavieiras-Belmonte. Também serão beneficiadas outras embarcações de turismo, que passarão a operar oferecendo conforto e comodidade aos usuários”, conclui.
Pavimentação da Cidade Nova



O processo da primeira etapa da pavimentação a paralelepípedos do bairro Cidade Nova, em Canavieiras, foi iniciado nesta sexta-feira (17), com a publicação de edital de Pregão Presencial nº 038/2015. De acordo com o Aviso de Licitação 041/2015, o pregão será realizado no próximo dia 30 de abril, às 8h30min, na sede da Prefeitura.

A pavimentação de todo o bairro Cidade Nova foi anunciada no ano passado pelo prefeito Almir Melo, quando solicitou à Secretaria de Obras e Transportes um estudo de viabilidade técnica para a realização da obra. De acordo com o planejamento realizado, a primeira etapa contemplará todas as ruas transversais à avenida Assis Gonçalves, além de algumas ruas próximas ao Colégio Rotary.

De acordo com o planejamento realizado pela Secretaria de Obras e Transportes, a segunda etapa das obras de pavimentação está prevista para ser executada no próximo ano. “A população do bairro Cidade Nova estava esperando essa obra há alguns anos e agora será contemplada pelos serviços de melhoria que serão implantados naquele local”, diz o prefeito Almir Melo.

Outras melhorias - O Governo da Reconstrução já vem realizando algumas melhorias no bairro Cidade Nova, a exemplo da reforma completa da Unidade de Saúde Dr. Edmundo Lopes de Castro. Toda a estrutura física do prédio foi reconstruída, dentro dos padrões mais modernos de atendimento preconizados para a saúde.

As instalações físicas  agora contam com duas recepções, uma sala de repouso, uma sala de triagem, uma sala de vacinação, um consultório de enfermagem, um consultório odontológico, um consultório médico, uma copa, e dois sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais, dentro dos padrões normativos ABNT 9050.

Outra importante obra para a população daquela área é a implantação da Creche São Boaventura, com capacidade para atender 80 crianças, trabalhando exclusivamente com a Educação Infantil, compreendo uma creche e os cursos Maternal, Pré-escola I e II. A estrutura conta com quatro salas de aula, cada uma delas equipada com banheiro, secretaria, área de recreação, cozinha, refeitório, dentre outros equipamentos. A creche atenderá as crianças dos bairros São Boaventura, Cidade Nova, João Fonfon, Ilha do Gado, São Sebastião, dentre outros bairros circunvizinhos.

Por - Walmir Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...