quarta-feira, 4 de março de 2015

Amurc e municípios assinam compromisso com os Institutos Natura e Arapyaú

A melhoria na Educação Pública Municipal é o objetivo do Termo de Cooperação Técnica a ser assinado nesta sexta-feira, 6, às 8h30, no auditório da Torre Administrativa da Uesc, entre a Amurc, os municípios associados e os Institutos Natura e Arapyaú.
A parceria visa permitir aos municípios da região, o acesso às tecnologias disponíveis pelo Instituto Natura, no sentido melhorar a qualidade da educação através dos projetos: Conviva Educação; Trilhas da Leitura e Comunidade de Aprendizagem.
Junto a essa proposta os municípios receberão assessoria e consultoria de uma empresa especializada para a regularização dos Planos Municipais de Educação (PMEs) e do Plano de Carreira para os profissionais do magistério municipal.

A criação ou revisão dos PMEs está prevista pela Lei 13.005/2014, cujo prazo de entrega, pelos municípios está previsto para o mês de junho deste ano. O seu papel está fundamentado em planejar, com a participação da sociedade, as políticas públicas a médio e longo prazo e, com isso, contribuir para a efetivação do acesso à educação.
A parceria com os Institutos Natura e Arapyaú representa um avanço nas atividades desenvolvidas pelo Fórum de Secretários de Educação (Forsec), que tem levantado demandas locais para serem solucionadas em parceria da Amurc, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral e a Uesc.
Parceiros
O Instituto Natura integra uma rede formada pelo governo, secretarias municipais e estaduais de Educação, entidades nacionais, outros institutos e fundações ligados à educação, além da comunidade escolar, para promover a aprendizagem de todos, ao longo de toda a vida, apoiar a excelência na gestão pública da educação e fomentar a inovação em tecnologias educacionais. De acordo com o relatório de 2013, na Bahia, 10.261 escolas de 417 municípios já estão sendo beneficiados.
Já o Instituto Arapyaú é uma fundação privada que tem como proposta articular organizações e lideranças, conhecimentos e ações que promovem a transformação da sociedade. Atuando em nível local (sul da Bahia), nacional e global, o papel da entidade é construir pontes entre atores e experiências, no Brasil e no mundo, que resultem em iniciativas de alto impacto econômico e socioambiental.
 Por Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...