sábado, 7 de fevereiro de 2015

PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA CULTURAL DA ACI AVANÇA

Luis-Presidente, ACI 
Com o aval do atual presidente, Luis Ribeiro, a pesquisa da história cultural e existencial  da Associação Comercial e  Empresarial de Itabuna-ACI, entidade, essa fundada em 1908, sendo no seu segmento a 3ª mais antiga do Brasil, avança em passos largos. Até agora tendo os jornalistas:  Waldyr Montenegro e Joselito dos Reis, como encarregados do trabalho, muitas novidades estão sendo encontradas, principalmente, nos arquivos: do Arquivo Público Municipal, em Itabuna, e no Centro de Documentação e Mamária Regional-CEDOC, da UESC, com o apoio irrestrito de seus diretores e funcionários.

Joselito e Waldyr , no CEDOC/URSC
Com isso, a ACI pretende instalar a "Galeria dos ex-presidente", lançar um documentário e, de imediato, realizar uma exposição da pesquisa, que ainda demorará, pois está sendo realizada minuciosamente e, também, pelas dificuldades de documentação; muito deles estragados pelo tempo e precisando de muito cuidado no seu manejo. Mas, para Waldyr Montenegro, essas pesquisas só deverão ser finalizadas dentro de mais dois anos.

A maioria dos documentos pesquisados, sendo as maiores fontes, os jornais de Itabuna e Ilhéus: O Intransigente, Época, Jornal de Itabuna, que já foram pesquisados, restando ainda - entre eles - Diário de Itabuna, Tribuna do Cacau, Diário do Cacau, SB Negócios e Informações, Jornal de Ilhéus, Diário da Tarde, Diários Oficiais, Livros que contam a nossa história etc. É um longo trabalho, mas, que, com certeza, terá um final feliz na preservação de nossa cultura. Vamos aguardar!              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...