sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Jornada Pedagógica aborda Educação de Jovens e Adultos e o Lúdico na Educação Infantil

Educação de Jovens e Adultos: Complexidade, desafios e propostas” e “Lúdico: Forma própria de construir e reconstruir conhecimento” foram os temas ministrados pelas professoras-doutoras Arlete Vieira e Cândida Alves, respectivamente, nas palestras que aconteceram na tarde dessa quinta-feira (5), na Jornada Pedagógica 2015, promovida pela Secretaria da Educação de Canavieiras. Nesta sexta-feira (6), as atividades pedagógicas aconteceram nas escolas de origem.

Quando se trata de Educação de Jovens e Adultos (EJA), existe uma classe específica, por isso é importante tentar descobrir uma forma resolver os problemas que levam tantos jovens a desistirem de estudar. “E, mais que isso, saber o que os levam a procurar a escola novamente, mais tarde. Esses são os desafios que o professor do EJA precisa refletir. No que diz respeito às complexidades, abordo as definições dessa classe, que há pouco tempo passou a fazer parte da Educação Básica e os dispositivos legais. E as propostas são as possíveis Políticas Públicas no âmbito municipal, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, unidades escolares e docentes.”, explica Arlete Vieira.


Para a palestrante, é preciso que os educadores pensem em outras possibilidades de aprender a partir da experiência que essas pessoas trazem. “São pessoas que têm responsabilidades precoces diante da vida. A Educação nesse sentido precisa ser tratada como direito de aprender, de ampliar conhecimentos ao longo da vida, e não apenas de se escolarizar, vencendo os desafios da evasão escolar por meio das práticas pedagógicas aplicadas”, ressalta a educadora.

O Lúdico na Educação Infantil, abordado pela professora-doutora Cândida Alves, levantou a importância do brincar e as diversas formas de linguagem nessa fase, como jogo, música, arte, pinturas, brincadeiras. “O primeiro aspecto a destacar é que as atividades lúdicas não se restringem ao jogo e à brincadeira, mas incluem atividades que possibilitam momentos de prazer, entrega e integração dos envolvidos. Sem dúvidas é muito mais fácil o aprendizado quando associado ao prazer”, ressaltou.

Cândida Alves, usando como base as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil, ressaltou, ainda, o papel do brincar na constituição da infância, entendendo que é por meio da brincadeira que a criança se expressa, interage, investiga e aprende sobre o mundo e as pessoas. “Nesse sentido, as propostas pedagógicas devem considerar a criança como sujeito histórico e de direitos, que forma sua identidade pessoal e coletiva nas relações e práticas cotidianas, e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”, concluiu a professora.

Na próxima segunda-feira (9), haverá o encerramento do evento com palestra de Hamilton Werneck, no Centro Esportivo Julia Thomson. O Professor Hamilton Werneck é doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos. Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades. Os alunos retornam às aulas no próximo dia 19 de fevereiro.


Da assessoria - (06-02-15)

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