“Educação
de Jovens e Adultos: Complexidade, desafios e propostas” e “Lúdico: Forma
própria de construir e reconstruir conhecimento” foram os temas ministrados
pelas professoras-doutoras Arlete Vieira e Cândida Alves, respectivamente, nas
palestras que aconteceram na tarde dessa quinta-feira (5), na Jornada
Pedagógica 2015, promovida pela Secretaria da Educação de Canavieiras. Nesta
sexta-feira (6), as atividades pedagógicas aconteceram nas escolas de origem.
Quando se trata
de Educação de Jovens e Adultos (EJA), existe uma classe específica, por isso é
importante tentar descobrir uma forma resolver os problemas que levam
tantos jovens a desistirem de estudar. “E, mais que isso, saber o que os levam
a procurar a escola novamente, mais tarde. Esses são os desafios que o
professor do EJA precisa refletir. No que diz respeito às complexidades, abordo
as definições dessa classe, que há pouco tempo passou a fazer parte da Educação
Básica e os dispositivos legais. E as propostas são as possíveis Políticas
Públicas no âmbito municipal, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação,
unidades escolares e docentes.”, explica Arlete Vieira.
Para a palestrante, é
preciso que os educadores pensem em outras possibilidades de aprender a partir
da experiência que essas pessoas trazem. “São pessoas que têm responsabilidades
precoces diante da vida. A Educação nesse sentido precisa ser tratada como
direito de aprender, de ampliar conhecimentos ao longo da vida, e não apenas de
se escolarizar, vencendo os desafios da evasão escolar por meio das práticas
pedagógicas aplicadas”, ressalta a educadora.
O Lúdico na Educação
Infantil, abordado pela professora-doutora Cândida Alves, levantou a importância
do brincar e as diversas formas de linguagem nessa fase, como jogo, música,
arte, pinturas, brincadeiras. “O primeiro aspecto a
destacar é que as atividades lúdicas não se restringem ao jogo e à brincadeira,
mas incluem atividades que possibilitam momentos de prazer, entrega e
integração dos envolvidos. Sem dúvidas é muito mais fácil o aprendizado quando
associado ao prazer”, ressaltou.
Cândida Alves,
usando como base as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil, ressaltou,
ainda, o papel do brincar na constituição da infância, entendendo que é por
meio da brincadeira que a criança se expressa, interage, investiga e aprende
sobre o mundo e as pessoas. “Nesse sentido, as propostas pedagógicas devem
considerar a criança como sujeito histórico e de direitos, que forma sua
identidade pessoal e coletiva nas relações e práticas cotidianas, e constrói
sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”, concluiu a
professora.
Na
próxima segunda-feira (9), haverá o encerramento do evento com palestra de
Hamilton Werneck, no Centro Esportivo Julia Thomson. O Professor Hamilton Werneck é doutorando, pós-graduado em
educação, pedagogo e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor
de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9
DVDs educativos. Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em
todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos
patronais e de classe e universidades. Os alunos retornam às aulas no próximo
dia 19 de fevereiro.
Da assessoria - (06-02-15)
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