segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Festa da puxada do mastro transcorreu em clima de tranquilidade

Mais uma vez milhares de pessoas prestaram homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e patrono da Associação de Machadeiros de Olivença.
 Um dos principais eventos do calendário de verão de Ilhéus, a festa da puxada do mastro de São Sebastião mais uma vez transcorreu em clima de tranquilidade. O evento cultura e turístico, que acontece todos os anos no segundo domingo de janeiro, é realizado pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Turismo, Saúde, Cultura e Indústria e Comércio, em parceria com a Associação dos Machadeiros de Olivença e as polícias Militar e Rodoviária.

Além dos festejos indígenas e religiosos, a parte profana contou com a participação das bandas Batuk Bom, Zahra, Di Bali, Pagofunk e Flor do Caribe. Os organizadores estimam que cerca de 5 mil pessoas tenham acompanhado o ritual, que teve início no último dia 4, na mata de Ipanema (que dista cerca de cinco quilômetros do povoado), com a escolha do novo mastro. Paralelo à escolha e retirada da árvore da mata, os machadeiros realizam o replantio de 30 mudas da planta. A tora será colocada no lugar do anterior no próximo dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião.
O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto (que responde interinamente pela pasta de Turismo), informou que a festa representa registro significativo do patrimônio imaterial de Ilhéus e integra a tradição, memória, festa e religiosidade da cidade. Por sua vez, o presidente da Associação dos Machadeiros de Olivença, Arivaldo Batista (Camisa), lembrou que na festa sempre aconteceram muitas orações, agradecimentos e rituais em homenagem aos seus ancestrais. 
Origem - Segundo o historiador Erlon Fábio Costa, a Festa da Puxada do Mastro de Olivença teve início do século XVI, com a chamada Corrida de Toras, evento que integrava uma série de representações religiosas alimentadas pelos indígenas da região. “A partir do Século XVIII, passamos a ter a festa com a configuração que chegou até os nossos dias”, ressalta, reiterando que a imagem de São Sebastião desconfigurou a antiga Corrida de Toras e inseriu os símbolos e elementos da Igreja Católica.
Apesar disso, Erlon Fábio Costa enfatiza que o mastro, principal símbolo da festividade e utilizado pela Igreja Católica para sustentar bandeiras de santos em frente aos templos, serve para demonstrar a resistência da comunidade indígena no que diz respeito aos seus inúmeros aspectos culturais. “Também nesse sentido, é importante acrescentar que a Puxada do Mastro é uma celebração onde homens, mulheres e crianças possuem papéis e funções, o que fortalece a participação comunitária e ajuda a explicar o fato de que, ao longo do tempo e ao contrário de outros eventos, essa manifestação se mantém forte e revigorada”, afirma o historiador.
Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 12.01.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...