terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Cairu resgata tradição secular do Reisado de São Benedito

O município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, celebra neste domingo (11) o Reisado de São Benedito, em louvor ao padroeiro da cidade. A Festa é uma tradição  do Brasil Império, rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei, com vestimentas ricamente adornadas com miçangas e lantejoulas. Os negros relembram através da dança seus antepassados, simulando o combate entre mouros e cristãos.

A fim de conservar a tradição centenária, a prefeitura preparou uma programação especial que começa com uma missa solene em louvor ao santo na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A celebração atrai moradores e turistas em agradecimento aos feitos do santo protetor. Além da programação religiosa, a festa conta com apresentação de diversos grupos folclóricos da região, animando as ruas e praças da cidade.

Após a missa solene, os grupos Reinado, Chegança, Congos, Barquinha, Marujada e Dondoca, entre outros desfilarão por Cairu mostrando todo o seu colorido e musicalidade, seguidos pela Filarmônica do Centro Popular Cairuense, com 100 anos de história na região. 
A Fanfarra de Cairu, grupos de capoeira e puxada de rede Samba Nossa Senhora da Penha, de Gamboa,  o Samba Quilombola, de Galeão, o Zambiapunga, de Boipeba, e o Boi Malhado, de São Sebastião também estarão presentes na festa. O ponto alto da programação é a tradicional descida da bandeira de São Benedito, que ocorre na praça central da cidade, em frente ao centenário Convento de Santo Antônio.  
São Benedito
 O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal pelos negros.
O dia 26 de Dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império até hoje, rica em sincretismo religioso e muitas manifestações folclóricas repletas de história e cores adornadas com miçangas e lantejoulas. Em Cairu a celebração acontece sempre no segundo domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.
Regata Salvador Cairu 
 Além da programação religiosa e a cidade contará com II Regata e Rali Náuticos Oceânicos Salvador – Cairu. A Regata sai de Salvador na manhã do sábado (10), com previsão de chegada no final da tarde, em Cairu. A expectativa dos organizadores é que, pelo menos, 40 barcos participem da competição. 
A primeira edição da Regata aconteceu em janeiro de 2014, e foi um sucesso de público. 36 embarcações participaram da competição. O entorno da Marina Tinharé, local de chegada dos barcos, ficou mais bonito e colorido.
Programação de Shows 
 Paralela à programação religiosa, cultural e náutica, a prefeitura programou uma série de shows que acontecem na noite do sábado (10) e do domingo (11). Sobem ao palco, nomes como Parangolé, Pagodart, Dois amores, Neto Azevedo, Prá Casar, Samba com Nóis, Ideia Cheque e Grupo JS. 

Da LK COMUNICAÇÃO

Por - Karlo Dias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...