terça-feira, 18 de novembro de 2014

“Sul da Bahia em Ação” propõe união das entidades

Ronaldo Abude e Eduardo Carqueja
Com o objetivo de criar uma rede empresarial em Itabuna e região, empresários e representantes de várias entidades estiveram reunidos nesta segunda-feira, 17, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI. Segundo o empresário Ronaldo Abude, o encontro foi o primeiro passo para esclarecer a proposta do Grupo “Sul da Bahia em Ação”, que visa a unificação dos grupos representantes na sociedade em torno da resolução de problemas em comuns.

Em fase de criação, o projeto é inspirado no modelo desenvolvido no estado do Espírito Santo, que objetiva a elaboração de projetos de melhoria nas áreas de infraestrutura, logística, segurança, mobilidade urbana, educação, saúde, dentre outros. A iniciativa tende ainda, ajudar as associações a se organizarem como instituições, propor a elaboração de um planejamento estratégico, com visão, missão e valores, e, a partir disso, buscar um alinhamento articulado através dos princípios e valores em comuns.
Segundo Abude, a ideia parte de uma inquietação de um grupo de empresários itabunenses diante da falta de estratégias para atrair investimentos e solucionar os grandes entraves que impedem o crescimento de Itabuna e de demais cidades circunvizinhas. “Não adianta querer promover mudanças em nossa sociedade sem estratégias bem definidas e delineadas. Por isso, precisamos ajudar as associações a estruturar seus códigos de ética, princípios e valores, para, a partir daí, desenvolver projetos que venham beneficiar a comunidade em geral”, explicou.
Os empresários aprovaram a iniciativa do Sul da Bahia em Ação, tendo em vista a grande necessidade de organização das entidades para fomentar o desenvolvimento na região. O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Comércio de Itabuna – Sindicom, Eduardo Carqueja, que também é diretor da ACI e presidiu a reunião, substituindo o presidente Luis Ribeiro, que por motivo de viajem não esteve presente,  revela que “é o único caminho para que venhamos ser respeitado como cidadão e sociedade civil. Por isso, a importância de consolidar os laços entre as instituições e os sentimentos em comuns”, avaliou.
Representantes
presidentes de entidades 
O encontro contou com a presença de representantes de vários segmentos econômicos. Entre eles, a Associação dos Produtores de Cacau – APC, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Ilhéus, Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia, Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia – Ampesba, Associação das Micro e Pequenas Empresas de Itabuna – Apemi, Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis (ABIH), Sindicato Rural de Ilhéus, Sindicato das Indústrias de Informática de Ilhéus, Sindicato do Comércio de Ilhéus e Associação do Turismo de Ilhéus.
Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...