sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Prefeito envia à Câmara anteprojeto de lei para municipalizar o trânsito


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, vai enviar Anteprojeto de Lei para a apreciação da Câmara Municipal com o objetivo de celebrar convênios com a União e o Estado, no sentido de municipalizar o trânsito. O anteprojeto prevê, ainda, a criação da Diretoria de Trânsito (Ditran) e da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), ambas vinculada à Secretaria Municipal de Obras e Transportes.
Dentre as competências da Ditran estão fazer cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições; planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, pedestres e animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas; implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e equipamentos de controle viário.

Segundo o prefeito Almir Melo, o desenvolvimento econômico e social de Canavieiras é hoje uma realidade e o Poder Público Municipal preenche todos os requisitos comandar o ordenamento do trânsito. Com a integração ao Sistema Nacional de Trânsito, o município assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, no perímetro urbano, e estradas municipais.
Conceito - Dentre muitas inovações, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), introduziu o conceito da municipalização do trânsito, dessa forma, os municípios adquirem a responsabilidade sobre o trânsito da cidade, através da criação de Órgãos Executivos Municipais de Trânsito. As prefeituras assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.
Para conhecer todas as nuances da administração municipal do trânsito, o secretário de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, participou, recentemente, de um seminário sobre o tema em Belo Horizonte. Segundo ele, atualmente a municipalização do trânsito é uma realidade irreversível e cerca de 1.500 municípios brasileiros já estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, sendo mais de 50 da Bahia.
A fiscalização e o policiamento ostensivo de trânsito será executado pela Guarda Civil Municipal, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito. De acordo com a proposta elaborada pelo Poder Executivo Municipal, também serão criados, na estrutura do quadro funcional deste Município, os cargos de Diretor de Trânsito e Supervisor de Trânsito.
Para a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), responsável pelo julgamento de recursos interpostos contra a penalidade imposta pela Ditran, serão nomeados três membros titulares e respectivos suplentes. Um integrante deve ter conhecimento na área de trânsito com, no mínimo, nível médio de escolaridade; um representante servidor do órgão ou entidade que impõe a penalidade; e um representante de entidade representativa da sociedade ligada à área de trânsito. O presidente poderá ser qualquer um dos integrantes do colegiado, a critério da autoridade competente para designá-los.
(31-10-14 WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...