sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Campanha Outubro Rosa é tema de Sessão Especial na Câmara de Itabuna

    Na tarde desta quinta-feira (23), a Câmara de Itabuna realizou uma Sessão Especial para discutir a importância da prevenção e do diagnostico precoce do Câncer de Mama. Parte da Campanha Outubro Rosa, a sessão de autoria dos vereadores César Brandão (PPS) e Francisco Edes (PRB), recebeu o mastologista Dr. Rafael Argolo como palestrante.
   Entre os convidados que compuseram a mesa estavam Danielle Nobre, representando a Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher; Ivam Montenegro, representando o Lions Clube de Itabuna; Nélia Fernandes, da OAB; Sueli Dias, do Grupo Se Toque; além de representantes da sociedade civil organizada.
De acordo com o mastologista Dr. Rafael Argolo, a mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos que evidenciem o câncer de mama, uma doença que acomete mais as mulheres que possuem como fatores de risco a idade avançada, o excesso de peso e o histórico familiar.
         “Os novos recursos da mamografia estão possibilitando um diagnostico cada vez mais precoce, o que sem duvidas tem nos ajudado a combater o câncer ainda em seu estágio inicial, o que aumenta a possibilidade de cura. No Brasil, estima-se que apenas este ano haverá cerca de 55 mil novos casos de Câncer de Mama”, explica o mastologista.
   Para o vereador César Brandão (PPS), a Campanha Outubro Rosa é um importante marco no sentido de alertar a população para a prevenção e o autoexame. “Todo ano fazemos questão de promover esta sessão em apoio à Campanha Outubro Rosa, uma data importante e criada para aumentar esta rede de proteção, para que assim possamos a cada dia mais diminuir a incidência do Câncer de Mama que tem vitimado várias mães, filhas, tias, irmãs, mulheres, guerreiras da nossa comunidade”, afirma o parlamentar.
    Para o vereador Francisco Edes (PRB), a presença do público durante a sessão demonstra o interesse da Câmara em corresponder aos anseios e discussões presentes no cotidiano da população Itabunense. “É importante que a sociedade de Itabuna se mobilize em momentos como este, onde precisamos unir forças para ajudar às vítimas do Câncer de Mama”, afirma o edil.
    Na avaliação de Sueli Dias, a Campanha Outubro Rosa é uma oportunidade impar para que a sociedade perceba que a questão maior da luta contra o câncer de mama não é só das mulheres, mas sim de toda a sociedade civil. “Esta luta não é só das mulheres, não é só de quem passa por um diagnostico e tratamento, é uma questão que envolve toda a sociedade, porque diz respeito à vida, diz respeito a uma doença que pode acometer qualquer pessoa, inclusive homens”, afirma a representante do Grupo Se Toque, que atualmente possui cerca de 500 mulheres cadastradas pelo programa para ações de apoio e prevenção do Câncer de Mama.
Da Assessoria de Comunicação Social  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...