segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Reforma da Casa Jorge Amado, em Ilhéus, inclui intervenções físicas e requalificação do acervo

 As intervenções consistem em manutenção do telhado, substituição dos vidros das janelas, pintura geral e revisão dos sistemas elétrico e hidráulico. O projeto também inclui a requalificação do acervo, nova proposta visual para as salas do pavimento superior, proteção dos livros, bem como a exibição de arquivos multimídia sobre a obra e a vida do literato que dá nome à casa.

 A reforma da Casa de Cultura Jorge Amado, localizada no centro de Ilhéus,  inclui intervenções físicas e requalificação do acervo. As ações, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), desde o final de agosto, estão previstas para ser concluídas no final do mês de setembro, quando o espaço será reaberto para visitação. Segundo o secretário Paulo Atto, as intervenções possibilitarão uma melhor estruturação do espaço, oferecendo aos visitantes uma organização mais adequada à apreciação da vida e obra do escritor. 
Estão sendo executadas a manutenção do telhado, substituição dos vidros das janelas, conserto de portas e janelas, pintura geral e revisão dos sistemas elétrico e hidráulico. Será também apresentada aos visitantes uma linha do tempo ilustrada do escritor numa parede inteira da casa que não existia no projeto anterior.
O projeto também contempla nova proposta visual para as salas do pavimento superior, incluindo a exposição de novas gravuras, bem como novo projeto visual sobre as capas dos livros traduzidos para 49 idiomas, além da disponibilização de arquivos multimídia para exibição sobre a obra e a vida do literato que dá nome a casa.
Além da Casa Jorge Amado, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, realizou intervenções pontuais na estrutura do Centro Cultural de Olivença e espera, até o início do verão, entregar à população os prédios do General Osório e do Teatro Municipal de Ilhéus totalmente reestruturados.
História – A Casa de Cultura Jorge Amado, foi inaugurada em 1988. O imóvel foi construído pelo pai do escritor em estilo neoclássico, com cerca de 600 metros quadrados e hoje abriga um interessante acervo do escritor, possui uma pintura artística no teto, azulejos portugueses e um piso trabalhado em madeiras nobres da região.
 Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 08.09.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...