quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Matadouro de Itabuna reabre amanhã

Informa a Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna. A entrega à população, nesta sexta-feira, 12, acontece às 9 horas, o matadouro municipal completamente reformado e adequado às normas federais de abate e higiene. Fechado em março do ano passado, por determinação da Justiça, por causa de problemas acumulados de funcionamento fora das normas da Portaria nº 304/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  - MAPA, o matadouro passa a ser operado pela empresa Afrisul, vencedora de licitação pública realizada em abril deste ano.


Em cumprimento a uma das exigências da licitação, a nova empresa concessionária absorveu os 43 empregados que já trabalhavam no matadouro antes da interdição judicial e o quadro de pessoal ainda foi ampliado em 45%. Este aspecto é destacado pelo prefeito Claudevane Leite para quem, mais importante do que a atividade econômica em si, estão o resultado social e o cuidado com a saúde da população. “O matadouro emprega dezenas de pais de família, a maioria daquela região de Ferradas e Novas Ferradas e vai oferecer um alimento com qualidade de higiene para a população”, enfatiza Vane.

            Nesta nova fase, o matadouro tem capacidade para abatimento diário de aproximadamente 300 animais de grande e médio porte. A unidade conta com duas câmaras frigoríficas (que chegam a três graus negativos) e uma câmara de congelamento para vísceras (que chega a 20 graus negativos) três lagoas de tratamento para o descarte correto dos resíduos, para evitar a contaminação do solo das áreas entorno do empreendimento, além de equipamentos modernos de abate e manuseio do resultado do abate.

            Dentre as melhorias ainda se incluem a ampliação dos currais e a construção de um espaço de isolamento para animais doentes em tratamento e uma plataforma suspensa para inspeção veterinária. Graças aos novos currais os animais poderão descansar 12 horas, cumprindo uma exigência técnica que garante uma carne macia e de melhor qualidade.

Da  Comunicação Social da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...