terça-feira, 2 de setembro de 2014

Canavieiras promove desfile cívico para comemorar a Independência do Brasil


A secretária municipal da Educação, professora Emília Cristina Augusto da Silva, apresentou, na manhã desta terça-feira (2), ao prefeito Almir Melo, o projeto de comemoração da Independência do Brasil. A data do 7 de Setembro – uma das mais importantes do país – será festejada com a desfile cívico pelos alunos das escolas da Rede Municipal da Educação e da Rede escolar privada. Veja também, curso de apicultura 

Segundo o prefeito Almir Melo, datas cívicas a exemplo do 7 de Setembro, quando se comemora a Independência do Brasil precisam ser enfatizadas pelos poderes públicos. “Precisamos promover o resgate da nossa história, com o objetivo de exaltar o patriotismo em cada um de nós, seja pelos feitos importantes do nosso País, do nosso Estado, como o 2 de Julho, ou do nosso Município, comemorado em 25 de maio”, ressaltou o prefeito.
De acordo com a programação aprovada, o Desfile Cívico terá início às 8 horas, com saída da praça Maçônica (local da concentração), seguindo pela avenida Octavio Mangabeira (rua 13) até a praça da Bandeira, onde estará localizado o palanque oficial. Às 9h30min será realizada a cerimônia do hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia e do Município de Canavieiras.
Às 10 horas – após a passagem do desfile escolar em frente ao palanque oficial –  o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, fará seu pronunciamento oficial aos munícipes. Na ocasião, serão relembrados os feitos sobre a proclamação  Independência do Brasil, pelo Imperador Dom Pedro I, encerrando a cerimônia cívica.
Informa a secretária municipal da Educação, professora Emília Cristina, que o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil contará com a participação de cerca de cinco mil participantes das escolas das redes privada e pública municipal. Também abrilhantarão o desfile a Fanfarra da Escola Noécia Vida Cavalcante e as Filarmônicas 2 de Janeiro e Lyra do Commercio.
Curso de Apicultura 

Através de uma parceria firmada entre o Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Curso de Apicultura, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os beneficiários do Bolsa Família já avançou para o segundo módulo. Os 30 alunos passaram da fase prática do curso, que tem como instrutor Aldyr Harley, e iniciarão no módulo de Noções de Empreendedorismo.
Na fase prática, os alunos tiveram aulas de Noções de Manejo. “Após a fase de instalação do apiário, o apicultor deve preocupar-se em realizar o manuseio eficiente de suas colmeias para que consiga ter sucesso na atividade. É preciso estar sempre atento à situação das colmeias, observando a quantidade de alimento disponível, a presença e a qualidade da postura da rainha, o desenvolvimento das crias, a ocorrência de doenças ou pragas, etc. Com isso, muitos problemas podem ser evitados caso sejam tomadas medidas preventivas, utilizando-se técnicas de manejo adequadas.”, afirmou Aldyr.
Ainda segundo Aldyr, a partir de agora os alunos receberão noções de empreendedorismo, com o objetivo de expandir a produção não só no mel, mas também na produção comercial de própolis e pólen com produtividade e lucratividade. “A apicultura vem se desenvolvendo bastante em Canavieiras, e está se tornando um negócio rentável. Para acompanhar o crescimento do mercado, o produtor precisa aprender administrar, de maneira gerencial e empreendedora o negócio apícola, tomando decisões profissionais que possam estabelecer metas de crescimento e produtividade da empresa apícola”, afirma.
A realização de cursos profissionalizantes em Canavieiras tem sido um compromisso do prefeito Almir Melo. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Vanessa Leite, esse comprometimento do Governo da Reconstrução tem beneficiado grande parte da população com a capacitação para o desenvolvimento de atividades geradoras de emprego e renda. “Essas ações têm como objetivo proporcionar condições para que os beneficiários do Programa Bolsa Família possam estar aptos a desenvolver a habilidade para a geração de renda”, afirma.

Informa o vice-presidente do Sindicato Rural de Canavieiras, Tancredo Melo, que a turma do Curso de Apicultura é formada por 30 pessoas, divididas nos horários matutino e vespertino, no período de segunda a sexta-feira. O curso tem carga horária de 160 horas-aula, abordando temas básicos, técnicos e práticos e de empreendedorismo. 
Da assessoria - (02-09-14 WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...