segunda-feira, 21 de abril de 2014

Nós vamos ver a copa? Artigo de Antonio Nunes

Nós vamos ver a copa?
*Antonio Nunes de Souza*
Claro que vamos sim! Mas, a grande e esmagadora maioria dos brasileiros, com certeza absoluta, assistirá aos jogos pela televisão!


Essa realidade é incontestável, pois, esses grandes e megas eventos quando são realizados e patrocinados com sacrifícios pelos governos e os apoios das empresas privadas, seus projetas já são calculados esperando uma recuperação através dos dólares e euros que entrarão no país, representando o bendito retorno dos seus investimentos. Além disso, em virtude de contratos com a FIFA, o país sede se submete a certas determinações com relação aos preços dos ingressos que, normalmente, chegam a preços altíssimos, completamente fora do alcance do brasileiro, a não ser os privilegiados das classes A e B que, com seus cartões sem limites, se beneficiarão dessa distinção!
Tenho a convicção que essa conversa condenatória de: “Que adianta fazer copa no país e os seus habitantes não terem condições de assisti-la? Pela televisão ela poderia ser em qualquer outro país que nós viríamos da mesma forma!”
Essa segunda afirmativa é, realmente, verdadeira e sempre assistimos as anteriores em frente as nossas TVs. Mas, na pergunta primeira, que pode parecer de sensatez, está esquecida a análise de que a realização de um evento, que é considerado o maior do mundo em termos esportivos, faz com que o Brasil passe a ser, merecidamente, um dos maiores pólos turístico do mundo, pois se propagará suas belezas naturais, seu hospitaleiro povo, a convivência das mais diversas etnias e suas religiosidades, mesmo com os problemas que os “urubus verde/amarelos” bradam a toda hora, mas, tudo isso acontece pelo mundo a fora e as mídias diárias noticiam em grande escala, somente não vendo aqueles que querem suas conveniências em seus benefícios, principalmente políticos!
Não quero falar de roubos, superfaturamentos, bandidagens, etc., que as denúncias estão aflorando, pois esses fatos nada têm em função da copa, pois o que estamos vendo e sofrendo são ações de crápulas que com copa ou sem copa estariam roubando o país. E esses, a polícia Federal deve prendê-los, destituí-los dos seus cargos e os que são políticos, extirpá-los através do voto. Compete-nos essa função social urgente e pertinente!
Estamos, praticamente, em cima do evento, sem que haja possibilidade de não ocorrer, então, por uma questão de brasilidade e cidadania, devemos todos dar as mãos ajudando a provar que nosso país é capaz de ser um país de primeiro mundo!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...