segunda-feira, 21 de abril de 2014

Agricultores e pescadores têm acesso a programas sócio produtivos no Aleluia Ilhéus

Através da Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia e dos estandes da Bahia Pesca e da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), agricultores e pescadores conhecem e são encaminhados para programas de inclusão sócioprodutiva e têm acesso a inovações nos setores de produção.


Através da Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia  e dos estandes da Bahia Pesca e da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), agricultores e pescadores conhecem e são encaminhados para programas de inclusão sócioprodutiva e têm acesso a produtos que podem ser aplicados na lavoura para o combate a pragas, doenças e demais fatores prejudicais à plantação. Um exemplo é o Tricovab, o primeiro biofungicida para a lavoura cacaueira, que combate o fungo da vassoura-de-bruxa sem agredir a planta nem o meio ambiente, desenvolvido pela Ceplac.
Por esses aspectos, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, considera que o Aleluia Ilhéus também se consolidou como um evento de integração dos produtores da zona rural, que encontram suporte de instituições como a Bahia Pesca e a própria pasta municipal para o desenvolvimento das atividades. “Aqui o pescador e o agricultor vão encontrar orientações sobre cadastros para atuação no Terminal Pesqueiro de Ilhéus e sobre linhas de crédito”, atesta Vivas. “Além disso, ele percebe que não está sozinho e que há organizações públicas de fomento às atividades”, completa o secretario.
Agricultura Familiar – Outro ambiente importante para o desenvolvimento das atividades rurais é a Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia. O espaço, vinculado à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), reúne expositores de oito cooperativas que comercializam e divulgam seus produtos. A nossa participação no Aleluia Ilhéus Festival foi muito importante, não apenas pelas vendas, mas principalmente pela divulgação do nosso produto, muita gente não conhecia o nosso achocolatado e a mistura para canjica”, destacam as integrantes da Coofasulba, Eugênia Pacheco e Ana Cassia.
E a recepção do público sobre as exposições dos produtos agrícolas tem sido muito positiva. O músico Marco Piropo e sua esposa Kelly Oliveira, por exemplo, aproveitaram o evento para conhecer e adquirir produtos que não são encontrados nas grandes redes de supermercados da cidade. Alimentos como este achocolatado, que tem o sabor mais forte do cacau, e aqueles doces de umbu são deliciosos”, destaca o músico.
Ainda, o farmacêutico Marilvado Onorato Santos ressaltou a harmonia do Aleluia Ilhéus e em especial o clima agradável proporcionado pelo ambiente da rota da Integração. Este é um bom ambiente porque estamos valorizando, dentro da festa, a agricultura e os produtos da nossa região. Gostei muito de ficar aqui, afirmou.
 Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 21.04.201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...