sexta-feira, 7 de março de 2014

SINDICATO DOS RADIALISTAS DE ILHÉUS FAZ CAMPANHA DE CÂNCER DE PROSTETA

Sindicato dos Radialistas faz campanha de alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata


Aquele pensamento antigo que se perderia a "masculinidade" ao realizar o exame de próstata, parece estar com seus últimos dias, pelo menos na cidade de Ilhéus. O trabalho do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus-STERTI visa conscientizar os profissionais de imprensa e toda a população masculina sobre a importância da realização do diagnóstico precoce e preventivo do câncer de próstata.

De acordo com o diretor sindical do STERTI, Ricardo Magalhães, todo o trabalho será desenvolvido em parceria com a secretaria de saúde de Ilhéus, faculdade de Ilhéus e, emissoras de rádios da cidade, mediante inserções de mídias em todas as programações e distribuição de informativos.

Para a Sociedade Brasileira de Urologia, iniciar a prevenção, deve-se, a partir dos 45 anos, fazer anualmente os exames de toque retal e da dosagem de uma proteína através do exame de sangue, a qual se denomina PSA (antígeno prostático específico, em português). Entretanto, a dosagem e o toque retal não confirmam se o paciente possui câncer, mas sugere que outros exames deverão ser feitos para confirmar (ou não) o quadro.

A importância do diagnóstico precoce é fundamental para a cura do tumor. Segundo especialista de saúde, deve-se destacar que, embora tenha diminuído o preconceito masculino que impõe barreiras ao exame físico, ainda existem pessoas em Ilhéus que não desejam realizar o toque retal por medo. Para o Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, que terá encontro com o secretário de saúde, José Antônio Ocké, ainda neste mês, a expectativa é que a entidade esteja inserida no programa NOVEMBRO AZUL próximo, intensificando ainda mais a conscientização das pessoas.


Por - Dino Rocha, secretário geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...