quinta-feira, 6 de março de 2014

Prefeito de Canavieiras entrega Título de Propriedade ao Inmet


A Prefeitura de Canavieiras regularizou a área terra na qual está instalada a Estação de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade. O título de propriedade foi entregue, na última sexta-feira (28), pelo prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ao Chefe do 4º Distrito do Inmet (Bahia e Sergipe), Itajacy Diniz.


A Estação Meteorológica de Observação de Superfície Convencional do Inmet está implantada em Canavieiras desde 1º de janeiro de 1930 e até agora não possuía o título de posse e propriedade do terreno. “Após todos esses anos, finalmente estamos regularizando uma situação fundiária de um órgão federal de importância socioeconômica fundamental para Canavieiras e região”, esclarece o prefeito Almir Melo.

A estação é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que são lidos e anotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer.

De acordo com o Chefe do 4º Distrito do Inmet, Itajacy Diniz, estão previstos um volume substancial de investimentos com a finalidade de implantar equipamentos automatizados. “Com esses novos equipamentos, aumentaremos bastante a eficiência das informações, que passarão a ser instantâneas, permitindo maior agilidade na tomada de informações”, explicou Itajacy.

A Estação Meteorológica de Canavieiras está aberta a visitação pública e o Inmet está incentivando o agendamento de visitas de escolas, no sentido de que os estudantes tenham conhecimento da importância das informações na sociedade. “Aqui é feito o monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, com ênfase em resultados práticos e confiáveis”, acentuou Itajacy.

Missão do Inmet - A missão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

São, ainda, atribuições do Inmet elaborar e divulgar, diariamente, em nível nacional, a previsão do tempo, avisos e boletins meteorológicos especiais; promover a execução de estudos e levantamentos meteorológicos e climatológicos aplicados à agricultura e outras atividades correlatas; coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas e de acompanhamento das modificações climáticas e ambientais; estabelecer, coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados, inclusive aquelas integradas à rede internacional; propor a programação e acompanhar a implementação de capacitação e treinamento de recursos humanos, em atendimento a demandas técnicas específicas.

Da assessoria - 06-03-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...