quinta-feira, 6 de março de 2014

Denúncias sobre tráfico humano podem ser feitas no Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

 O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, presta atendimento e orientação às vítimas desse tipo de crime, no estado da Bahia. Os atendimentos são feitos na sede do Núcleo, que funciona na Rua Frei Vicente, nº 10, Pelourinho, das 8h às 18h, de segunda a sexta.

Tema da Campanha da Fraternidade de 2014, o tráfico de pessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde a sua criação, em 2011, o NETP-BA vem trabalhando com ações preventivas, priorizando a informação, sensibilização, mobilização da sociedade em geral sobre as diversas maneiras de enfrentar o tráfico de pessoas e capacitando pessoas para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O telefone do Núcleo é o (71) 3266-0131.
Panorama
A Organização das Nações Unidas define o tráfico de pessoas como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”.
Ainda de acordo com a ONU, em qualquer tempo, cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo são fisgadas pelas redes de artimanhas do tráfico de seres humanos. No Brasil, de 2005 a 2011, foram investigados 514 denúncias de tráfico de pessoas. 

Da ASCOM-SJCDH 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...