terça-feira, 4 de março de 2014

CAMPANHA PARA O CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA


O que impede de Itabuna e Ilhéus não serem contempladas com esse serviço?
Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é em média UMA EM CEM MIL. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil tem uma taxa estimada de sete casos para cada 100.000 habitantes por ano.



Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%! Quando não há um doador aparentado (geralmente um irmão ou parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante de medula é fazer uma busca nos registros de doadores voluntários, tanto no REDOME (Registro nacional de doadores de medula óssea) como nos registros do exterior. No Brasil a mistura de raças dificulta a localização de doadores compatíveis. Hoje já existem mais de 21 milhões de doadores em todo o mundo. O REDOME tem mais de 3.093.847 milhões de doadores cadastrados até abril de 2013 para uma população de 198.700 habitantes (2012). Procurar e achar um doador compatível entre os grupos étnicos (brancos, negros, amarelos etc.) é de 1 para 100 mil.
Precisamos conscientizar a nossa população da importância para o cadastro no REDOME. Todo mundo pode ajudar, para isso é preciso ter 18 a 54 anos de idade e gozar de boa saúde. O candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (Antígenos Leucocitários Humanos/características genéticas para compatibilidade). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. Antes da doação, o candidato faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de no máximo 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde. As informações pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando do transplante. O procedimento é seguro e é realizado em ambiente cirúrgico sob anestesia geral e requer internação de no mínimo 24 horas. Meu filho e mais 899 pacientes estão cadastrados no REREME (registro nacional de receptores de medula), para os quais a única alternativa de cura da doença é o transplante. Só nos falta a MEDULA! Itabuna é a quinta cidade mais populosa da Bahia com 204.667 habitantes de acordo com o último censo 2013 (IBGE). Segundo levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o município de Itabuna apresenta o terceiro melhor IDH (índice de desenvolvimento humano) do Estado, ficando atrás somente de Salvador, e do município de Lauro de Freitas.  Itabuna e Ilhéus formam uma aglomeração urbana classificada pelo IBGE como uma capital regional B, exercendo influência em mais de 40 municípios que juntos apresentam pouco mais de um milhão de habitantes.
Itabuna conta hoje com 05 hospitais, o Calixto Midlej, Manoel Novaes, S. Lucas, Luís Eduardo Magalhães, Cemepi e S. Judas que atendem toda demanda da cidade e mais 166 municípios pactuados (Sec. de Saúde de Itabuna). Ilhéus e Itabuna se destacam na área médica pela quantidade de clínicas e médicos disponíveis em várias especialidades, porém não é possível cadastrarmos doadores voluntários de medula óssea, no entanto, cidades como Itapetinga 68.273 hab, Jequié 151.921 hab., Ribeira do Pombal 50.805 hab, Brumado 64.550, Bom Jesus da Lapa 63.508 hab e Seabra 44.765 hab já possuem esse atendimento à sua população e seu entorno, portanto quero chamar a atenção do GAC, Maçonaria, Rotary, Lions, Igrejas, Associações e a sociedade da região para juntos reivindicarmos das Secretárias de Saúde do Estado, do Município, dos nossos representantes políticos para que nos atendam neste e tantos outros requisitos no que tange a saúde de seus munícipes, até porque atendimento a saúde é dever do estado e d a União.
"Unidos somos capazes de vencer o mundo, quanto mais achar uma MEDULA COMPATÍVEL"!

Referências:

www.inca.gov.br (20/01/2014)
IBGE(12/02/2014)

Enault Freitas da Rocha Filho/CIM 179718
M.'. M.'. da Loja 28 de Julho nº 1840
GOB/GOEB
Itabuna – Bahia - 02 de março de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...