terça-feira, 18 de março de 2014

ACERVO DO CEDOC/UESC PRECISA DE RESTAURADOR

O Centro de Documentação e Memória Regional-CEDOC, órgão suplementar ligado diretamente à Reitoria da Universidade de Santa Cruz-UESC, com funcionários de grande valia e dedicados de acordo a função, está necessitando de pessoas para o serviço de restauração de seus importantes arquivos.

Estamos chamando atenção porque recebendo queixas de vários estudantes, pesquisadores e historiadores que não puderam ter acesso a alguns livros por falta desse trabalho. Segundo eles, muitos exemplares, principalmente, dos jornais – entre  eles: Época, Jornal de Itabuna, O Intransigente, Diário de Itabuna, Agora (Itabuna); o Diário da Tarde (Ilhéus) e outros da região, que contaram a nossa história cotidiana, se providencias não for tomada, esses arquivos correm o risco de serem destruídos pela umidade e, consequentemente, às traças, de acordo com o nosso clima, “seco úmido”.  O que seria um grande prejuízo para a região, onde bem poucos apaixonados lutam pela conservação de nossas raízes, tradições e cultura.   


Já que a linha de ação do CEDOC/UESC é a de preservar, disponibilizando à comunidade o conhecimento acumulado, ao tempo que valoriza os seus artefatos culturais, objetivando às pesquisas que busquem inventariar, reconhecer e proteger o patrimônio cultural de nossas tradições, nada melhor de que fazer contratação de pessoas especializados para preservar os seus, os nossos arquivos. O CEDOC foi criado em 1993, que junto à biblioteca da UESC nos presta um grande trabalho.

Se você tiver um arquivo que sirva de informação sobre a nossa história regional, faça sua doação ao CEDOC. Como por exemplo, nos arquivos da instituição, sentimos a  falta do arquivo do Jornal Tribuna do Cacau, pertencente ao Grupo Hugo Kaufman e, hoje, segundo, nosso conhecimento, se acaba em um canto de um depósito, sendo devorado pelas traças. Por quê, não fazer a doação à UESC?    




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...