terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

TJ-BA TEM NOVO PRESIDENTE

Com novo presidente, TJ-BA corta vale-refeição, bloqueia telefones e diminui carros

Auditoria irá investigar contratos, frequência de servidores e juízes suspeitos de venda de sentenças
O novo desembargador Eserval Rocha tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) com a meta de buscar "moralizar" a Corte baiana, que passa por investigações severas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma nova investigação para apurar irregularidades no TJ-BA foi aberta hoje pelo Conselho.


O novo presidente já anunciou medidas rigorosas, com um novo perfil de austeridade para o TJ-BA. Foi proibido o fornecimento de vale-refeição, 92 linhas telefônicas foram bloqueadas e o leite em pó teve o fornecimento suspenso, depois de ter 8 mil latas consumidas em 2013, entre outras coisas - a decisão foi tomada de comum acordo com o CNJ. O número de carros e gasto com combustível irão diminuir e a contratação de estagiários será suspensa - passará a contar com edital a partir de agora.
Rocha era vice-presidente do TJ-BA e assumiu a presidência de maneira interina em novembro do ano passado, quando o então responsável pela Corte, Mário Alberto Hirs, foi afastado, junto com a ex-presidente Telma Britto. Com o apoio dos dois, Rocha foi eleito e fica à frente do tribunal no biênio de 2014-2015.
O magistrado é natural de Gentio de Ouro, se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1976 e já autuou nas comarcas de Euclides da Cunha, Jequié, Ipiaú, Barreiras, Ibotirama e outras. Na capital baiana, esteve nos Juizados Especiais e na Corregedoria-Geral da Justiça. Foi promovido a desembargador em 2004. Já foi presidente do Conselho da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) e da 1ª Câmara Criminal.

Corregedor nacional e presidente da OAB-BA falaram com imprensa (Foto: Evandro Veiga)
Balanço
O corregedor nacional da Justiça, Francisco Galvão, fez um balanço do começo das investigações da CNJ na Corte. Ele participou da cerimônia de posse nesta segunda. Entre as irregularidades estão a contratação de serviços sem licitação. Por conta da ausência de muitos servidores, que se ausentam de expedientes alegando trabalhar de casa, o CNJ também fará uma auditoria na folha de pagamento e analisará a frequência dos trabalhadores. Uma auditoria também vai investigar os contratos feitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...