quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Hospital Manoel Novaes: um Centro Regional de Atendimento Neonatal

A Neonatologia - ramo da pediatria que tem dedicação exclusiva aos cuidados com os recém-nascidos (RN) - desempenha um papel fundamental para a garantia da vida dos pequeninos que ainda são chamados de RN, e o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, classificado pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) como Referência na Assistência Materno-Infantil, tornou-se um Centro de Atendimento nesta área na Região Sul da Bahia.

O setor atualmente é credenciado para atender pacientes do SUS nos 22 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 11 de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). “Após a inauguração da nova UTI Neonatal melhorou bastante o atendimento da demanda, mas ainda recebemos pacientes muito além do que a nossa capacidade credenciada permite. Já chegamos a atender em um único dia 48 bebês, e quem se responsabiliza pelos custos é a Santa Casa de Itabuna”, revela a Diretora Técnica do HMN e Coordenadora do Serviço de Neonatologia, a médica Fabiane Irla Chávez.
Apesar das dificuldades enfrentadas, a Coordenadora do Serviço de Neonatologia do HMN frisa que se empenha ao máximo para manter a qualidade dos serviços. “Nossa equipe médica e de enfermagem é muito bem preparada. Aliando essa qualidade de recursos humanos aos tecnológicos, conseguimos salvar muitas vidas e garantir boa qualidade de vida aos bebês”.
 Mas ela ressalta que para que haja sucesso na continuidade do atendimento, nos casos de pacientes que chegam de outros municípios, é preciso que seja feito com segurança o transporte dos recém-nascidos de risco. “Os municípios devem encaminhar seus pacientes de forma adequada. Acompanhados por um médico, com acesso venoso, aquecidos em incubadora, com oxigênio, além de o responsável apresentar um relatório com todas as condições da gestação e nascimento do bebê”, explica. E completa: “O que se vê aqui é algo inaceitável. Bebês chegam dando o último suspiro na porta do hospital, sem aquecimento, totalmente desestabilizados”.
 Atendimento pós-alta
O Hospital Manoel Novaes também oferece Atendimento Ambulatorial de Seguimento para os bebês que nasceram de forma pré-matura. “Mesmo após a alta é preciso acompanhar, saber se ele está crescendo e respirando bem, se a fala e audição não foram comprometidas, nem o sistema neurológico. A fisioterapia também é importante, para isso, estamos criando um Ambulatório de Fisioterapia de Seguimento que está em fase de implantação”, revelou a Diretora Técnica do HMN. E finalizou: “Esta é mais uma luta nossa para garantir a melhoria dos nossos serviços e a consequente qualidade de vida dos nossos pacientes”.
Por - Kaline Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...