sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeito de Canavieiras vistoria obras em andamento na cidade

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, realizou na manhã desta sexta-feira (31), uma vistoria em diversas obras que estão sendo realizadas em toda a cidade. Acompanhado do chefe de Gabinete, Nei Pinto, e do secretário da Administração, Antonio Tolentino, o prefeito considerou que a execução dos serviços está em conformidade com o cronograma estabelecido.

A primeira obra a receber a visita do prefeito foi a de urbanização da Orla da Atalaia, que “dar uma cara nova” nas avenidas Beira-Mar e Tucunaré, com a implantação de pavimentação a blokrets sextavados, passeios, pista de Cooper, ciclovia e equipamentos para a prática de esportes, parque infantil e iluminação a LED.
As máquinas já estão espalhando o material para levantar o leito da avenida, enquanto estão sendo ultimadas as montagens do canteiro de obras e da máquina de fabricar blokrets intertravados. Toda a mão de obra utilizada pela empresa é contratada na cidade, uma das exigências contidas no contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa construtora.
O prefeito Almir Melo e secretários também visitaram a Escola Federico Minervino, no bairro Antonio Osório, que está sendo totalmente reformada. As obras estão em fase de conclusão e serão entregues já na próxima semana. “Estamos fazendo um esforço considerável para tornar as escolas municipais dignas de receber os estudantes na volta às aulas”, explica o prefeito.
No bairro Sócrates Resende, o prefeito também inspecionou o início dos serviços de recuperação da rua Enelzita Matos. No local, homens e máquinas trabalham para retirar todo o material saturado (borrachudo e lama) e preparar a base com cascalho para receber o asfalto. Ainda na próxima semana, diversas ruas e avenidas terão a pavimentação asfáltica recomposta.
Recentemente, a equipe de manutenção elétrica da Secretaria de Obras e Transportes concluiu a reposição de lâmpadas e outros equipamentos de iluminação pública em toda a cidade. Durante a inspeção de hoje, o prefeito Almir Melo recebeu o agradecimento pelos serviços. Entretanto, diversos moradores reclamaram da ação de vândalos, que estão quebrando lâmpadas, prejudicando toda a comunidade.

Caps  evento  esportivo


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Canavieiras promoveu nesta terça-feira (29), das 10 às 16 horas, uma ação de prática educativa e esportiva com os assistidos. O evento foi realizado na praça da Igreja de Santo Antônio, na Ilha da Atalaia, e teve a finalidade de fomentar a reinserção das pessoas com transtornos mentais na sociedade.

Segundo o coordenador do Caps, enfermeiro Edval Júnior, foram realizados diversos eventos lúdicos e educativos, a exemplo de jogo de futebol, dominó, apresentações de canto e dança, além de outras brincadeiras e banhos de mar. Explica, Júnior, que são através dessas práticas que muitos dos assistidos a conviver socialmente e ainda aprender muitas coisas práticas, como reconhecer números e fazer contas.

O evento contou com a participação de familiares dos assistidos, da comunidade da Atalaia e de convidados, que interagiram durante todo o “passeio”. Durante a permanência na comunidade da Atalaia, foram servidos lanches e uma feijoada, com o objetivo estimular a convivência com pessoas que não participam do dia-a-dia dos assistidos.

Todas as ações promovidas pelo Caps de Canavieiras são supervisionadas pelo médico psiquiatra André Luiz, que conta com uma equipe multiprofissional constituída de enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem e monitores. Além dos pacientes, a equipe trabalha com as famílias, no sentido promover uma inserção social nos dois sentidos.

Finalidade – Os Caps são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social destas pessoas por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

É função dos Caps prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando assim as internações em hospitais psiquiátricos; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação e dar suporte à atenção à saúde mental na rede básica.

Da assessoria- 31-01-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...