sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Estudantes participam do Projeto Vida Saudável em Ilhéus

Estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Faculdade de Ilhéus participam da 14ª edição do Projeto Vida Saudável, promovido pela Unimed, na Avenida Soares Lopes, que proporciona atividades físicas e de lazer, além de palestras, como formas de estimular práticas que favoreçam uma melhor qualidade de vida. O Projeto teve início no dia 6 de janeiro, concentrado nos estandes montados na Avenida,  e vai até o dia 14 de fevereiro, conforme informação do presidente da Unimed Ilhéus, Antonio Carlos Rabat.


A Faculdade de Ilhéus é uma parceria tradicional do Projeto Vida Saudável. Sob a orientação das professoras Pricilla Pelagatti e Verônica Saito, os estudantes Sara Garcia, Samantha Machado, Larissa Possidônio, Amanda Possidônio, Marla Geórgia, Nelson Diogo, Stepanie Machado e Ramon Bezerra, do 8º e 9º semestres de Nutrição, integram o projeto aferindo peso e altura das pessoas para obtenção do IMC – Índice de Massa Corporal, dado fundamental para fazer o diagnóstico nutricional. Além disso, medem a circunferência do abdômen para avaliar riscos cardiovasculares através da concentração de gordura abdominal.

Após o diagnóstico, é feita a orientação nutricional e distribuído folders específicos para cada patologia, a exemplo de diabetes e hipertensão. Eles também interpretam os exames bioquímicos de glicemia, colesterol e triglicérides, proporcionados pelo projeto, através de parceiras com os laboratórios Dom Eduardo, Exemplo, Lap, UniLab e Lam Dr. Maltez. Diariamente são disponibilizados exames laboratoriais a 35 pessoas.

Da equipe de alunos, quatro são do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus - Gabriela Leite, Laura Santos, Elaine Oliveira de Jesus e Ricardo do Amparo – que atuam, sob orientação da professora Viviane Barreto.  Eles fazem a anamnese das pessoas para identificar hipertensos, diabéticos, aferem pressão arterial, orientam resultados dos exames laboratoriais, encaminhando se necessário ao nutricionista. Caso sejam identificadas  pessoas que usam medicamentos, eles as orientam a não quebrarem a rotina do uso. 

Criado pelo médico Adalberto Figueiredo e pelo administrador de empresas, Carlos Moinhos, o projeto tem por finalidade levar serviços gratuitos à população de forma educativa.  “Nós percebemos que muitas pessoas estão doentes e não sabem. Então, esse projeto visa esclarecer essa falta de conhecimento e também estimular as pessoas aos hábitos saudáveis de vida.”, diz Adalberto. Ele informa ainda que “7% da população brasileira é portadora de diabetes mellitus, e que o diabetes e a hipertensão arterial predominam em alguns grupos étnicos, a exemplo da população de cor negra, que apresenta uma maior probabilidade de ter doenças cardiovasculares e hipertensivas.”.

O Projeto funciona de segunda a sexta-feira, com atividades físicas, como alongamento, caminhada, aeróbica e fortalecimento muscular, às 6h30min e às 17 horas, com os professores Jujuba e Martinha. No horário das 19 horas são ministradas palestras por médicos cooperados da Unimed, dentistas da Uniodonto, professores da UESC e da Faculdade de Ilhéus, e enfermeiros da Secretaria de Saúde do município.

Palestras - Na próxima semana haverá palestras com o pediatra Leônidas Azevedo Filho sobre “Prevenção e Acidentes na Infância”, com a professora Verônica Saito “Hábitos Alimentares Saudáveis”, com a dentista  Thaís Santos,  “Tenha um Belo Sorriso, com o uso de aparelho ortodôntico”, com o médico infectologista  Gustavo Cunha sobre  “Dengue”, e com o Prof. Haroldo Orrico sobre “Musculação na Terceira Idade Mitos e Verdades”

Este ano, além dos parceiros já citados, o Vida Saudável conta ainda com o patrocínio da Vip Segurança, Cicon Construtora, Uniodonto, Unicred, Clínica Amo, Dany Festas, Cargill, Barry Callebaut, Fama Corretora de Seguros, Lumiplack, Sete Taxi Aéreo,  O Tabuleiro, Prefeitura Municipal de Ilhéus, BCR e Quality Medico Hospitalar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...