quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CANAVIEIRAS: Réveillon e Procissão fluvial/marítima abrem ciclo de festas do ano de 2014


Milhares de turistas que vieram a Canavieiras para comemorar a virada do ano se misturaram à população para festejar o Réveillon 2014, à meia-noite de terça para quarta-feira (31 e 1°). Enquanto alguns ainda descansavam da “festa da virada”, outros já participavam dos festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes.


O Réveillon promovido pela Prefeitura de Canavieiras, na Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, foi animado pelas bandas Axé Pop e Maria Breteira do Brasil até as 5 horas da manhã. À meia-noite foi realizada a queima de fogos de 10 minutos, e festa contou com a participação de uma grande multidão, que escolheu a praia “esperar o novo ano” e se confraternizar com os amigos.
O prefeito Almir Melo disse estar bastante gratificado pela resposta dada por moradores e turistas às festas realizadas em Canavieiras, o que é uma demonstração de ser o turismo é uma das atividades econômicas priorizadas pelo governo. “Temos a consciência da nossa responsabilidade para com a cidade e a população e turistas prestigiam todas as nossas ações”, ressalta o prefeito.
Entre os exemplos de inovação ao turismo em Canavieiras, Almir Melo cita a realização do Réveillon na Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, festa que foi transferida no seu segundo mandato. “Realizamos o nosso primeiro Réveillon na praia em 1990, com a animação do Trio Elétrico Yemanjá, do saudoso radialista e promotor de eventos Tony Neto, mudando o conceito desta grande festa”, lembra Almir Melo.
Apesar da superlotação da cidade, todos os serviços públicos e privados funcionaram sem interrupções, o que demonstra o nível da estrutura adotada pelo poder público e iniciativa privada. Os comerciantes comemoram o saldo positivo com o alto índice de ocupação de leitos e a grande frequência nos bares, restaurantes e outros ramos de comércio.
Bom Jesus dos Navegantes – Promovida pela Paróquia de São Boaventura e Colônia Z 20 dos Pescadores de Canavieiras, com o apoio da Prefeitura e da Marinha do Brasil, a festa tem a tradição religiosa de dedicar o primeiro dia de janeiro uma procissão fluvial/marítima ao Bom Jesus dos Navegantes. Primeira do calendário de eventos da cidade, a procissão com as imagens de Bom Jesus dos Navegantes e de São Pedro (padroeiro dos pescadores) sai da Capelinha de São Sebastião e segue até o Porto da rua da Prata.
No porto, enquanto a imagem de Bom Jesus segue num cortejo com várias embarcações enfeitadas até o Cais do Porto do Sítio Histórico, o andor com a imagem de São Pedro, seguido pelo povo segue pelas ruas da cidade, até o Porto, onde as duas procissões – fluvial/marítima e por terra – se encontram. Daí, os dois andores seguem em procissão de volta à Capelinha de São Sebastião. O final dos festejos foi a celebração de uma Missa Solene pelo pároco Euvaldo Santana.
Outra grande festa realizada na Capelinha é a de São Sebastião, em 20 de janeiro. Antes, no dia 11 de janeiro é cortado um mastro e levado à Capelinha por um grande cortejo, formado por moradores e turistas. Diz a tradição, que a casca da madeira do mastro “serve como remédio”, através de chás, ou mesmo tocar na madeira atende aos pedidos feitos ao santo.

Da assessoria-02-01-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...