segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Defesa Civil de Ilhéus permanece de plantão 24 horas

Em qualquer ameaça de perigo, os cidadãos devem entrar em contado com o órgão pelos telefones 3234-3597 e 3234-3603, a qualquer hora do dia.
 Em virtude da volta das chuvas, a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) permanece 24 horas de plantão para atender possíveis ocorrências. Conforme orientação do coordenador do órgão, Ednaldo Azevedo, as famílias que tiveram seus imóveis notificados não podem retornar, permanecendo em local seguro. Em qualquer ameaça de perigo, os cidadãos devem entrar em contado com o órgão pelo telefone 3234-3597e 3234-3603, a qualquer hora do dia.


Deste a última quarta-feira, dia 18, a Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Desenvolvimento Social (SDS), está monitorando os pontos da cidade que apresentam riscos de novas ocorrências. A previsão do Climatempo é que as condições climáticas permaneçam instáveis até a próxima terça-feira, dia 24.  

Neste domingo (22) a previsão é que incidam 22 milímetros de chuva em Ilhéus; já na segunda-feira, o índice esperado é de 28 milímetros. A partir da véspera do Natal, o sol começa a aparecer, mas ainda há uma expectativa de dois milímetros de chuva. Segundo o Climatempo, na terça-feira (24) não haverá chuvas em Ilhéus, mas é possível que haja um registro pluviométrico de quatro milímetros na quinta-feira, 25, dia de Natal.
Azevedo afirma que a Defesa Civil, em parceria com a Sedur, segue adotando uma série de ações preventivas com a finalidade de reduzir o risco de novas ocorrências. “Além de alertarmos a população para a possibilidade de novas chuvas, também continuamos realizando visitas técnicas às localidades que apresentam situações de risco”, enfatiza. Segundo o coordenador, outra ação preventiva consiste no reforço da adaptação de lonas plásticas nas encostas dos morros com o objetivo de diminuir a permeabilidade do solo.
Obras nos morros - O coordenador municipal de Defesa Civil lembra ainda que, além dessas ações, a Prefeitura de Ilhéus segue executando uma série de obras nos morros da cidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades locais, bem como de evitar novos deslizamentos de terra. As obras de infraestrutura, que incluem a construção de contenção de encostas, rampas, escadarias e rede de drenagem pluvial, favorecem os altos Soledade, do Carilos, do Basílio e do Carvalho, entre outros.
Doações – A SDS continua contando com o apoio e sensibilidade da população e comerciantes para a doação de alimentos às famílias que sofreram prejuízos em suas residências, diante das fortes chuvas que incidiram recentemente no município. Os donativos devem ser entregues na sede da secretaria, (Rua Vereador Mário Alfredo, s/n, Conquista), das 8 às 13 horas, nos dias úteis. “Estamos aceitando preferencialmente alimentos e materiais de higiene e limpeza”, afirmou a responsável pelo departamento de doações da SDS Stéphanie Carmo.
 Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...