quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Santa Casa de Itabuna realizou dois transplantes de rim em um único final de semana

A realização de dois transplantes de rim em um único final de semana na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) devolveu o prazer da vida a dois jovens e ainda reafirmou mais uma vez o enorme potencial e destaque das ações do Serviço de Diálise e Transplante Renal da instituição. Os dois transplantes realizados nos pacientes Giovani Xavier de Almeida, 25 anos, e Cláudia Priscila Teixeira, 32 anos, foram viabilizados pelo Sistema Estadual de Transplantes, através de parceria com a Sesab.
Já os rins, captados de doadores falecidos, vieram das cidades de Santo Antônio de Jesus e Salvador. “O critério utilizado para seleção dos pacientes segue três vertentes: uma rigorosa avaliação de compatibilidade genética, prioridade para aqueles que por complicações de saúde não podem fazer diálise, e também quando os pacientes são crianças”, explicou Drª Neyde Vinhático, coordenadora geral do Serviço de Diálise e Transplante Renal da SCMI.


O primeiro transplante foi realizado na sexta-feira, feriado de 15 de novembro, e o segundo no domingo, dia 17. “Tive um sonho realizado. Agora já posso planejar a retomada das minhas atividades que tinha parado por conta da diálise, principalmente voltar a fazer minha faculdade de Artes Cênicas e também viajar”, disse entusiasmada Cláudia Priscila.
Do mesmo sentimento compartilha Giovani Xavier de Almeida. Ele que era trabalhador rural, mesmo ainda em recuperação contou que já está na expectativa de voltar a ter sua rotina de trabalho. O médico urologista Gabriel Rodrigues, da equipe cirúrgica que realizou os dois transplantes, destaca sua satisfação em ajudar a mudar a vida de pessoas que já passaram por tanto sofrimento.
Ele até que poderia aproveitar o feriado para seus momentos de lazer e esporte, mas optou por fazer aquilo que mais lhe gratifica como médico: salvar vidas. E conta que os pacientes transplantados estão evoluindo de modo muito satisfatório e devem receber alta ainda esta semana.
Somente neste ano de 2013, de janeiro até o presente momento, foram realizados na instituição 49 transplantes de rim. Um número que segundo o médico Gabriel Rodrigues é motivo de comemoração. “Só temos que comemorar e agradecer ao empenho de toda equipe de médicos nefrologistas e urologistas, enfermeiros, todos do centro cirúrgico que desempenham o seu papel com muito profissionalismo e amor”.
O provedor da SCMI, Eric Ettinger, destaca que ações como esta reforçam o compromisso filantrópico da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, beneficiando diretamente a comunidade local e a um público eminentemente do SUS.
2011 e 2012
Em dezembro de 2011, quando foi retomado o serviço de Transplante Renal da Santa Casa de Itabuna, foram realizados três transplantes.  No ano seguinte, a instituição realizou 28, totalizando 31 transplantes em um intervalo de 12 meses, através de uma importante parceria com a Central Estadual de Transplantes e com estruturas como a Organização para Procura de órgãos (OPO) e a Comissão Intra-hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos (Cihdott).

Da-assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...