Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Capoeiristas brasileiros participam de encontro em Ilhéus

Capoeiristas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco estão em Ilhéus para o Festival Nacional de Capoeira que tem por objetivo demonstrar a importância do esporte como meio de interação social.
 Atletas dos estados de Minas Gerais, com delegação de Montes Claros, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, participam do Festival Nacional de Capoeira, que ocorre em Ilhéus, até este sábado, dia 23. O evento, promovido pela Unidade Baiana – Ilhéus, com o apoio da Divisão de Esportes da Prefeitura Municipal, tem como principal objetivo, promover a integração, entre os capoeiristas, além de socializar as atividades desenvolvidas na Fundação Fé e Alegria, instalada desde 1981, na zona sul de Ilhéus, com fins educativos e comunitários.

Na manhã da sexta-feira, dia 22, os grupos reuniram-se na Praça da Irene, na Avenida Soares Lopes, e em caminhada, foram em direção ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, onde ocorreram várias apresentações e rodas de capoeira.  No sábado (23), as atividades do festival continuam no ginásio de esportes, incluindo apresentações culturais e rodas de capoeira.
A programação começou na quinta-feira, dia 21, na Fundação Fé e Alegria Brasil, na zona sul, onde correram apresentações culturais e reunião com educadores. “Para o município e para o esporte em Ilhéus, o evento é muito positivo, pois é o primeiro simpósio, para que as pessoas possam valorizar mais a capoeira na cidade”, desataca o diretor de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Roberto Pereira.
A capoeira é uma expressão cultural, que mistura esporte, arte marcial, cultura popular e música, e já está disseminada em diversos cantos do mundo, levando muito adeptos a praticá-la. “Este primeiro simpósio da arte capoeirista, trará para a cidade profissionais de vários estados, para demonstrar que a prática do esporte pode socializar, através de ações culturais e sócio educativas, e ainda mostrar a importância de sediar eventos socializando novas experiências para a comunidade”, ressalta Pereira.
Seminário – outro evento sobre a expressão cultural ocorre em Ilhéus neste sábado, dia 23. O ‘Salve a Capoeira: construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor de Capoeira na Bahia’, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultural (Secult) ocorre no Centro de Convenções de Ilhéus, a partir das 8h30.  

Da Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: