sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Capoeiristas brasileiros participam de encontro em Ilhéus

Capoeiristas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco estão em Ilhéus para o Festival Nacional de Capoeira que tem por objetivo demonstrar a importância do esporte como meio de interação social.
 Atletas dos estados de Minas Gerais, com delegação de Montes Claros, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, participam do Festival Nacional de Capoeira, que ocorre em Ilhéus, até este sábado, dia 23. O evento, promovido pela Unidade Baiana – Ilhéus, com o apoio da Divisão de Esportes da Prefeitura Municipal, tem como principal objetivo, promover a integração, entre os capoeiristas, além de socializar as atividades desenvolvidas na Fundação Fé e Alegria, instalada desde 1981, na zona sul de Ilhéus, com fins educativos e comunitários.

Na manhã da sexta-feira, dia 22, os grupos reuniram-se na Praça da Irene, na Avenida Soares Lopes, e em caminhada, foram em direção ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, onde ocorreram várias apresentações e rodas de capoeira.  No sábado (23), as atividades do festival continuam no ginásio de esportes, incluindo apresentações culturais e rodas de capoeira.
A programação começou na quinta-feira, dia 21, na Fundação Fé e Alegria Brasil, na zona sul, onde correram apresentações culturais e reunião com educadores. “Para o município e para o esporte em Ilhéus, o evento é muito positivo, pois é o primeiro simpósio, para que as pessoas possam valorizar mais a capoeira na cidade”, desataca o diretor de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Roberto Pereira.
A capoeira é uma expressão cultural, que mistura esporte, arte marcial, cultura popular e música, e já está disseminada em diversos cantos do mundo, levando muito adeptos a praticá-la. “Este primeiro simpósio da arte capoeirista, trará para a cidade profissionais de vários estados, para demonstrar que a prática do esporte pode socializar, através de ações culturais e sócio educativas, e ainda mostrar a importância de sediar eventos socializando novas experiências para a comunidade”, ressalta Pereira.
Seminário – outro evento sobre a expressão cultural ocorre em Ilhéus neste sábado, dia 23. O ‘Salve a Capoeira: construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor de Capoeira na Bahia’, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultural (Secult) ocorre no Centro de Convenções de Ilhéus, a partir das 8h30.  

Da Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...