terça-feira, 24 de setembro de 2013

Servidores realizam assembleia nesta 4ª para analisar proposta do governo



Trabalhadores de todas as categorias dos servidores públicos municipais de Ilhéus, em greve a mais de 60 dias, estarão realizando uma assembleia geral nesta quarta-feira (25), às 8 horas da manhã, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, para discutir a proposta que será apresentada pelo governo e decidir os rumos da paralisação. A expectativa é de que o prefeito Jabes Ribeiro decida cumprir Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade fiscal que garante a reposição salarial anual dos trabalhadores e o piso nacional dos professores.

 De acordo com os representantes dos cinco sindicatos dos trabalhadores públicos municipais, a greve só acaba com a assinatura do acordo de campanha salarial e o cumprimento da lei que garante a reposição de 5,8% para os servidores e de 7,97% para os professores, conforme prevê a lei do piso nacional. Os líderes sindicais informaram que o desejo dos trabalhadores é que o governo sinalize para o fechamento do acordo, para que os serviços na Prefeitura possam voltar à normalidade, garantindo o atendimento aos cidadãos.

Os presidentes de sindicatos reafirmam que a greve dos servidores só interessa ao prefeito, que vem transformando a cidade em um verdadeiro caos. Prova disso, conforme relatam os trabalhadores, é que a situação de Ilhéus estava crítica mesmo antes da greve. “Desde o início do ano os postos de saúde foram desativados, muitas escolas não iniciaram o ano letivo, a cidade está esburacada, a zona rural foi abandonada e nada vinha funcionando. E isso não é culpa da greve. A culpa é desse prefeito que já demonstrou que não tem mais condições de continuar governando Ilhéus”, complementaram.

Os líderes sindicais foram unânimes em afirmar que tem feito tudo que é possível para assinar o acordo e acabar com a greve, mas o governo municipal se recusa a cumprir o que manda a legislação, que é a revisão salarial anual prevista na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Além de não reivindicar o reajuste e sim a reposição das perdas salariais, os servidores apresentaram a proposta de abrir mão de receber de imediato o pagamento da reposição retroativo à data base das categorias e negociar posteriormente a quitação dessas parcelas.

Os sindicatos dos trabalhadores também se comprometeram em continuar nas discussões com o governo para analisar os verdadeiros índices da folha de pagamento e buscar saídas para a crise gerencial que se encontra o município. “Os servidores querem trabalhar. Acabar com a greve depende apenas do prefeito. Mas isso ele não quer porque vai acabar ficando provada sua incompetência e vai mostrar que não vem fazendo nada pela cidade”, finalizaram os líderes sindicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...