terça-feira, 6 de agosto de 2013

Caravana Canto das Letras estimula prática da leitura em Ilhéus




 Até o sábado, 17 de agosto, três oficinas gratuitas, um sarau, um espetáculo e muitas caminhadas poéticas vão marcar a passagem do projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro.

Na próxima segunda-feira dia 12, Ilhéus vai amanhecer com livros espalhados por bancos de praça, portas das casas e espaços públicos. São as boas-vindas da Caravana Canto das Letras, projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro, contemplado pela Bolsa Circulação Literária da Biblioteca Nacional/Funarte 2012, que chega à Princesinha do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).  Até sábado, dia 17, os ilheenses vão contar com uma programação cultural que envolve oficinas, sarau, talk-show e musical, com o objetivo de disseminar o gosto pela leitura.


As atividades dão continuidade ao calendário cultural, elaborado pela Secult para este segundo semestre. Na abertura do evento (dia 12/08), além dos livros espalhados pela cidade, a caravana vai visitar escolas públicas e privadas do município, convidando estudantes e professores para participarem do projeto. Já no período noturno, será realizada uma caminhada poética pelas ruas do centro da cidade, com o objetivo de estimular a população a participar das atividades.
Entre a terça-feira, dia 13, e a sexta-feira, dia 16, serão realizadas três oficinas, na Secult. Entre as 10 e 12 horas, será promovida a oficina Escrita Criativa, ministrada pelo dramaturgo, diretor e jornalista Sérgio Maggio. Os alunos serão instigados por meio de estímulos sensoriais e ambientações na cidade a criar textos autorais. Já no período das 14 às 16 horas, a atriz e arte-educadora, Rose Costa, conduzirá a oficina Contação Histórica, na qual serão passadas técnicas aos alunos para contar histórias, bem como condições para que eles desenvolvam seus próprios mecanismos.
A terceira oficina – Leitura Dramática – proporcionará aos inscritos o exercício da leitura de textos dramáticos, por meio de técnicas teatrais. O curso será dirigido pelo diretor e arte-educador Jonas Abreu no período das 16 às 18 horas. As inscrições para estas oficinas ocorrem até a próxima sexta-feira, dia 9, na Secult, no período das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, ou pelo e-mail criaturasalaranjadas@gmail.com/. É possível se inscrever em mais de um curso.
As oficinas vão culminar em um Sarau, a ser batizado pelos participantes, que ocorrerá na sexta-feira, dia 16, às 20 horas, aberto à comunidade, na Casa Aberta de Teatro. Todos os dias da semana, a trupe vai sair pelas ruas do centro de Ilhéus, despertando nos transeuntes o interesse pela leitura, como menestréis.
O encerramento do projeto vai ocorrer no sábado, dia 17, às 20 horas, na Casa Aberta de Teatro. O grupo assumirá o espetáculo Canto das Letras, que mistura canções, interpretadas por Alex Souza, com leituras de crônicas por Jones de Abreu. O clima é de talk-show e o dramaturgo e diretor Sérgio Maggio estará em cena para falar sobre o estilo e a biografia de grandes escritores brasileiros. Após a passagem por Ilhéus, a Caravana Canto das Letras segue para Canavieiras.

Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 06.08.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...