sexta-feira, 26 de julho de 2013

Santa Casa de Ilhéus reabrindo a UTI comemora 100 anos


A Unidade de Terapia Intensiva foi reformada e ampliada de seis para 10 leitos.Durante a cerimônia, o prefeito Jabes Ribeiro garantiu manter todo o apoio à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus.
As comemorações pelo transcurso do centenário da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus foram marcadas, nesta sexta-feira, dia 26, com a solenidade de reabertura da Unidade de Terapia Intensiva(UTI), reformada e ampliada de seis para 10 leitos. O evento, ocorrido pela manhã, contou com a presença do provedor EusínioGesteira Lavigne, do prefeito Jabes Ribeiro, do deputado federal Antonio Brito (PDT), coordenador da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas de Misericórdia, da deputada estadual Ângela Souza (PSD), da secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e da diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, entre outras autoridades.

A nova UTI passa a funcionar, com plantão 24 horas, através de parceria entre a Santa Casa e a empresa Semei(Serviço de Medicina Intensiva de Ilhéus), cujo grupo já administra a UTI da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O coordenador médico da UTI do Hospital São José, Paulo de Tarso, informa que a equipe conta com 50 profissionais, sendo 10 médicos, 13 enfermeiras, além de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e pessoal administrativo.
O coordenador da UTI acrescenta que a nova unidade dispõe de modernos equipamentos, como respiradores, bombas de fusão, aparelho de gasometria, multiparâmetros, desfibrilador e máquina de hemodiálise. Dos dez leitos, oito são preparados para tratamento de hemodiálise e um para isolamento. Há também salas para farmácia, auditoria, administração e enfermagem. No momento, dois leitos estão à disposição do SUS, mas, segundo informação da secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, 60% dos leitos serão contratualizados para pacientes do Sistema Único de Saúde.
Apoio – Durante a cerimônia, o prefeito Jabes Ribeiro garantiu manter todo o apoio à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus pela importância que a instituição tem, ao longo da história, de prestação de serviços à população. Ele parabenizou toda a equipe médica e de funcionários da Santa Casa, agradeceu o apoio permanente do deputado federal Antonio Brito, classificou a reabertura da UTI como um “exemplo de parceria e solidariedade”. Segundo o prefeito, são características necessáriashoje à gestão do município, na qual ele tem se empenhado para a manutenção do diálogo e transparência das ações, no sentido de superar as dificuldades enfrentadas pelo município.
Homenagem – Na ocasião, o doutor Paulo de Tarso encerrou a solenidade prestando uma homenagem ao médico cardiologista Ademir Hildo Medeiros, fundador da UTI da Santa Casa, pelo pioneirismo no desenvolvimento da medicina intensiva em Ilhéus. Presente ao evento, Ademir Medeiros lembrou a criação da UTI, há 20 anos, e reverenciou outros médicos que participaram daquele momento, a exemplo de Antonio Espírito Santo, Nei DortasMontargil, Adalgiso Carvalho, Adalberto Silva, José Lourenço da Silva, JulioGuzman, Kátia Gustavo, além do então provedor José Lourenço da Fonseca. A nova unidade passa a ser denominada UTI Dr. Ademir Medeiros. 
 Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 26.07.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Dengue com tendencia de quda na Bahia

Cenário da Dengue na Bahia tem tendência de queda A avaliação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), em reunião ocorrida nesta...