quinta-feira, 13 de junho de 2013

São Desidério representará os municípios baianos no CBHSF por mais uma Gestão

Na terça-feira, 11, representantes de municípios baianos escolheram os titulares e suplentes que representarão o poder publico municipal do Estado na constituição para a nova gestão 2013 a 2016,   do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Por meio de votação, o município de São Desidério que é um  dos atuais membros titulares do comitê, foi reconduzindo a mais uma gestão, tendo como novo parceiro o município de Luis Eduardo Magalhães sendo outro titular.   As suplências ficaram para Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia.  A eleição que aconteceu na União dos Municípios da Bahia e fez parte do processo de renovação eleitoral da entidade, atualmente em curso e foi conduzida pela coordenadora de cobrança pelo uso da água, representando o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, Monica Portella Lima.

“Foi uma eleição muito tranquila porque houve consenso”, disse o prefeito de São Desidério, Demir Barbosa. O prefeito salienta ainda a importância de o município integrar mais uma gestão na composição do comitê, a ser oficializada em plenária ordinária do CBHSF em agosto próximo: “O nosso município é um grande produtor de águas, tem 24 rios permanentes, sem contar as nascentes. Fazemos uma das melhores gestão ambiental do Estado, daí a relevância de estarmos representados no CBHSF”,  disse Demir Barbosa.
Essa foi a terceira eleição realizada para escolha de representantes do poder publico municipal para a nova gestão do Comitê. As escolhas anteriores aconteceram em Sergipe, que elegeu as prefeituras de Cedro de São João como titular e Porto da Folha como suplente; e em Minas Gerais, onde foram eleitas as cidades de Pompéu, Lagoa da Prata e Mamonas (titulares), tendo como suplentes, respectivamente, os municípios de Três Marias, Itaúna e Lassance.
Segundo Demósthenes Júnior, Secretário de Meio Ambiente e Turismo, a atuação  de São Desidério,  junto ao comitê nos últimos três anos resultou em muitas ações para o estado da Bahia a exemplo dos Projetos de Recuperação Hidroambiental, financiado pelo recursos da cobrança do uso dos recursos hídricos.
O Comitê de Bacias Hidrográficas é um órgão colegiado que tem a função de implementar políticas de recursos hídricos, estabelecer regras de conduta locais, gerenciar conflitos e interesses pela água. A descentralização do poder de decisão, a integração das ações públicas e privadas e a participação de vários setores são características do Comitê. Seis estados brasileiros e o Distrito Federal compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Goiás.
Da -  Ascom/São Desidério/Com informações do CBHSF-Fotos: Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...